Entre várias tragédias, um momento emotivo deu que falar. Uma miúda foi filmada a confortar um cão de porte grande num campo de refugiados na Faixa de Gaza, na Palestina, na sequência da migração de mais de um milhão de palestinianos para acampamentos espalhados pela região.
O vídeo foi partilhado pela página “Eye on Palestine”, que se dedica a publicar notícias sobre a sobrevivência da população palestiniana na guerra que estão a travar. “Uma miúda sentada ao lado de um cão num dos campos de palestinianos deslocados em Gaza”, escreveu.
O momento tornou-se rapidamente viral e chamou a atenção de milhares de pessoas que têm acompanhado as histórias das famílias que tentam fugir da guerra entre o Hamas e Israel a decorrer na região.
“Tanto os miúdos como os animais não compreendem completamente o que está a acontecer, mas ao mesmo tempo sentem tudo”, comentou uma utilizadora. Já outra, acrescentou: “As crianças e os animais têm muito em comum. São seres inocentes, comunicam-se mais com sentimentos do que com palavras e só querem amor e sentirem-se seguros. Infelizmente, estamos a falhar os seus cuidados”.
View this post on Instagram
Na sequência do ataque do Hamas, a 7 de outubro, a Faixa de Gaza, na Palestina, tem enfrentado problemas em conseguir mantimentos, após Israel impedir que qualquer tipo de ajuda chegue aos palestinianos, além de também ter cortado a energia da cidade, com o argumento de procurar o líder do grupo islâmico.
Na última semana, mais de um milhão de palestinianos foram forçados a deixar as suas casas em direção ao sul da Faixa de Gaza, por ordens das forças israelitas. Aos cerca de 200 mil habitantes que residiam na cidade de Rafah, juntaram-se mais de 1,3 milhões cidadãos deslocados vindos no centro e norte da Palestina.
Na mesma altura, as Forças de Defesa de Israel (IDF) organizaram um ataque na região que terá deixado “mais de 100 mortos”, avançou o Hamas, sendo muitos deles mulheres e crianças.
De seguida, carregue na galeria para ver algumas fotografias dos animais salvos pela Sulala Animal Rescue, a única associação de apoio animal em Gaza.