Família

Há poucas raças de cães no mundo que não provocam alergias. Uma delas é portuguesa

Os cães hipoalergénicos são a escolha certa para quem tem alergias frequentes mas não dispensa a companhia de um cão.
Bo e Barack Obama foram grandes amigos.

Muitas pessoas sofrem com alergias — e não apenas alimentares e ambientais. Ter um cão em casa também pode ser motivo para constantes ataques de espirros, provocando grande tristeza a quem gostaria muito de ter um companheiro patudo. Para quem não desiste da ideia, a solução passa por tentar encontrar um cão que seja adequado nestes quadros. Porque os há – são as chamadas raças hipoalergénicas. E o Cão de Água Português é uma delas.

A tendência será pensar que o melhor é ter um cão de pelo curto, ou nenhum pelo, com a escolha a recair, por exemplo, no Cão de Crista Chinês. Mas não é o tamanho do pelo que causa o problema — e sim a quantidade que fica no ar.

Aliás, a maioria das pessoas não tem verdadeiramente alergia ao pelo, mas sim a uma proteína encontrada no pelo, saliva ou urina dos cães, sendo por isso que basta por vezes uma lambidela ou um arranhão de um cão para causar uma reação alérgica no local de contacto.

Entre os sinais de alergia podem estar os espirros, tosse seca, comichão na garganta e nariz ou olhos vermelhos irritados.

Nestes casos, o melhor mesmo é escolher uma raça com a qual possa conviver sem ficar aflito com as suas alergias. O Cão de Água Português está entre as poucas raças em todo o mundo que não provocam alergias.

Os nossos patudos de pelo encaracolado, temperamento dócil e feitio teimoso são conhecidos em todo o mundo. O Bo foi um excelente embaixador da raça, que ficou a ser mundialmente conhecida quando ele chegou à Casa Branca com apenas seis meses, a 12 de abril de 2009. “Este Cão de Água Português foi um presente do Senador Ted Kennedy e da sua mulher, Victoria, às filhas de Barack Obama, Malia e Sasha”, como a PiT já contou.

Malia tem alergias e foi por isso que a escolha recaiu numa raça hipoalergénica, como é o caso desta raça portuguesa. Os Obama ficaram tão encantados com o Bo — que morreu em maio de 2021 — que mais tarde juntaram outro elemento desta raça à sua família, a Sunny.

A família do antigo presidente norte-americano ficou muito triste com a partida do Bo e Barack Obama fez mesmo uma publicação, recordando-o como um verdadeiro amigo.

Saiba mais sobre o Cão de Água

O Cão de Água Português é um “animal de inteligência excecional”, que “compreende e obedece facilmente com prazer a todas as ordens do seu dono”, diz o Clube Português de Canicultura (CPC).

“É impetuoso, voluntarioso, corajoso, sóbrio e resistente à fadiga. A sua expressão é severa e o seu olhar penetrante; possuindo uma excelente visão e olfato. Nadador e mergulhador excelente e resistente, é companheiro inseparável de pescadores, aos quais presta inúmeros serviços, não só na pesca mas também como guarda e defensor dos seus barcos e dos seus bens”.

Na hora da pesca, “salta espontaneamente para o mar e mergulha se necessário para apanhar e trazer o peixe que escapou; agindo da mesma maneira quando uma rede se rompe ou uma amarra se solta. Este cão é também utilizado como agente de ligação entre o barco e a costa e vice-versa, mesmo a uma distância considerável”, descreve ainda o CPC.

Percorra a galeria para conhecer as outras nove raças hipoalergénicas que completam o Top 10 nas preferências de quem sofre com alergias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->