Família

Há quem veja televisão com o cão. Esta miúda vê com a sua galinha de estimação

Filipa não é esquisita nos programas que quer ver com a sua dona. A ave com dois anos só tem ciúmes da cadela da família.
Filipa foi o melhor presente do Dia da Criança.

Quando pensamos num animal de estimação para nos fazer companhia, é provável que nos venha à cabeça um cão ou um gato. No entanto, esta miúda tinha um conceito diferente. Apaixonou-se pela galinha Filipa mal a viu.

Era Dia da Criança, celebrado a 12 de outubro no Brasil. Laís Souza e Silva viu toda a gente na sua escola, localizada na cidade de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, a receber algo especial. Mas ela não teve direito a nada. “Naquele dia, não tinha ganhado qualquer presente. Mas, quando passámos à frente de uma loja de animais e vi que estavam a oferecer pintos, quis um naquele momento”, disse ao jornal brasileiro “g1“.

A miúda com 10 anos soube que tinha feito uma melhor amiga para a vida. Dois anos depois, a galinha batizada de Filipa é a sua companheira para tudo.

Filipa foi adotada há dois anos.

Filipa é demasiado sofisticada para galinheiros. A ave vive em casa com a sua dona, e é tratada como pessoa. Além da ração, come milho especial, sai com a sua Laís para passear e até uma almofada tem. Mas há uma atividade que a galinha gosta em especial.

“A Filipa gosta de ver televisão”. Não tem preferência no programa. Apenas no lugar onde o fica a ver: “Às vezes, sobe na cabeça de alguém e fica a ver connosco. Mas, quando quer atenção, fica a cacarejar o tempo inteiro”, conta a avó da rapariga, Lourdes Passarini.

Laís adora levar a sua galinha a brincar no jardim, e, para ela, isso chega como diversão, não precisando de mais nada: “A Filipa é praticamente a boneca dela”, confirma a avó.

A sua dona vê-a como uma boneca.

Nem sempre Filipa está com disposição para grandes brincadeiras. Nomeadamente quando está quase a pôr os ovos, ou quando vê ser dada demasiada atenção a outros animais.

A galinha não gosta especialmente de Lola, a cadela da família: “Ela tem ciúmes, mas está sempre no meu colo. A Filipa é praticamente a minha filha”, diz a dona.

A única diferença de Filipa é que tem bico. De resto, é tratada como se fosse um ser humano, pela sua dona mais nova. Seja a novela ou um desenho animado, a galinha está sempre lá.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT