Zoie é uma cadela tradicional de família, que nunca recebeu qualquer treino a não ser os comandos básicos de “senta”, “deita” e “dá a pata”. Mas quando, a 17 de março, a Golden Retriever começou a ladrar incansavelmente como se estivesse a alertar o tutor, Brad Schofro, o responsável, que estava em casa, sabia que algo estava errado.
“Ela nunca ladra a nada nem a ninguém e a primeira coisa que pensei foi que tinha um intruso em casa”, disse ao jornal “The Washington Post”. Brad estava a trabalhar no computador quando se distraiu com os latidos alarmantes da cadela e decidiu investigar. Quando abriu a porta de entrada, deparou-se com uma rua deserta, com exceção de um miúdo “de mais ou menos três anos” a andar sozinho.
O relógio marcava meio-dia e a pequena criança estava a caminhar em direção à porta do seu vizinho, que não estava em casa.“Fui falar com ele para ter a certeza de que não era um dos seus filhos ou um miúdo que ele conhecia”, recordou. “Mas limitou-se a encolher os ombros e não disse uma palavra.”
Brad apercebeu-se que nenhum dos seus vizinhos conhecia o miúdo e decidiu entrar em contacto com as autoridades. “Quando lhes disse que tinha encontrado uma criança, uma mulher perguntou-me se ele estava a vestir uma sweat cinzenta e eu disse que sim. Ouvi-a gritar ‘Ele foi encontrado’, com um alívio enorme através do telefone.”
Poucos minutos depois, o Departamento de Polícia de Lebanon, no Tennessee, EUA, foi até ao local. E quando Brad disse que a grande responsável por o encontrar tinha sido Zoie, os polícias encheram-na de mimos. “Deram-lhe muito amor”, sublinhou. “Se não fosse a Zoie, ninguém teria percebido que este rapaz estava a andar em frente às nossas casas.”
O tutor partilhou a história na rede social Reddit e não estava à espera que a Golden Retriever corresse o mundo. “Acho que ela gosta de fingir que não é inteligente porque às vezes gosta de bater nas paredes”, brincou, acrescentando que a única altura em que a cadela se irrita é quando vê um esquilo. “Ela é muito amorosa e deixa-nos muito orgulhosos”.
De seguida, carregue na galeria para conhecer Beau e Frankie, o Golden Retriever e o bebé que são inseparáveis.