Família

Higor levou a cobra de estimação para surfar. Agora foi multado em 1400€

O surfista estava sempre acompanhado de Shiva e a história tornou-se viral. Até as autoridades levantarem problemas.
Higor e Shiva.

Higor e Shiva nunca perderam uma onda — pelo menos até agora. A dupla que se tornou viral há cerca de duas semanas após ter a história contada pelo canal televisivo 9News vai ter de colocar um ponto final na “diversão”. O surfista foi multado em 2.322 dólares australianos (1400€, à taxa de câmbio atual) por “colocar a cobra em perigo”.

“Este homem chamou-nos atenção quando apareceu nos media locais a levar a sua cobra para apanhar ondas”, disse Jonathan McDonald, oficial da vida selvagem do Departamento de Meio Ambiente e Ciência, em comunicado. Embora tenha permissão para ter o réptil como animal de estimação, o surfista não pode levá-lo para a praia, avançaram as autoridades.

“Não queremos que os titulares de licenças exibam os seus animais nativos em público, a menos que isso seja feito para um propósito específico aprovado e da forma que melhor proporcione o bem-estar do animal, a segurança do público e cumpra os códigos relevantes”, explicou Jonathan. “As cobras são animais de sangue frio e, apesar de conseguirem nadar, evitam a água”.

As autoridades acrescentaram ainda que quando retiradas da jaula ou do seu habitat natural, as cobras podem apresentar um comportamento invulgar ou imprevisível devido ao stress. Além disso, a espécie de Shiva costuma achar a água do mar “extremamente fria”. “As únicas cobras que deveriam estar no oceano são as cobras marinhas”, afirmou.

No início do mês, Higor Fiuza havia partilhado que a cobra estava habituada a acompanhá-lo em passeios à praia durante o verão na cidade australiana de Gold Coast. “Ela nada um pouco e depois volta para a prancha. Fica apenas a relaxar à espera da onda perfeita”, sublinhou. Quando não está na prancha, Shiva enrola-se no pescoço do tutor.

“Eu mergulho e quando volto, ela está sempre lá. Nunca tive de a salvar”, referiu. “Quando fica stressada, bufa. E quando estamos a surfar, não faz nada, só se agarra ao meu corpo”, disse, acrescentando que a reação do público e outros banhistas tende a variar. “Algumas pessoas ficam com medo, outras adoram”.

Contudo, a diversão com a companheira vai ter de chegar ao fim. Segundo o governo de Queensland, a espécie pode chegar até os quatro metros de comprimento, apesar de a maioria não ultrapassar os 2,5. Já a dieta, é maioritariamente composta por animais menores como ratos, gambás, pássaros e lagartos.

Carregue na galeria para ver Higor e Shiva a apanharem ondas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT