Família

Homem viu casa a arder e só implorava que lhe salvassem a gata. “É minha filha”

Itzik Vaizman perdeu tudo no incêndio, menos o mais importante: a sua querida Cheetah, que tem 14 anos.
Cheetah sobreviveu.

Podemos substituir os bens materiais, mas nunca aqueles que amamos. Por isso, quando Itzik (Isaac) Vaizman viu a sua casa a arder na semana passada, no bairro de Tarzana, em Los Angeles, sabia que o mais importante era salvar o seu amor de quatro patas: a gata Cheetah, de 14 anos. O vídeo do dono aos gritos e a chorar, implorando que salvassem a sua gatinha, deixa num aperto até o coração mais empedernido. E o final foi feliz.

Vaizman adotou Cheetah há alguns anos, na companhia da sua filha – que lhe pediu que cuidasse bem dela quando se divorciou da mulher. E é isso que este homem tem feito. Por isso, quando na semana passada viu a sua casa engolida pelas chamas, o primeiro pensamento foi para a sua gata.

Sem poder fazer nada, já que os bombeiros não o deixaram passar, pediu-lhes que retirassem Cheetah com vida, gritando a plenos pulmões pela sua companheira de quatro patas. Quando um dos soldados da paz saiu de dentro de casa com a bichana e a colocou nos seus braços, o homem desmoronou-se. Caiu de joelhos no chão, a chorar, com o seu amor ao colo – e agradeceu, feliz.

O momento foi captado em vídeo e comoveu meio mundo. O próprio pintor valenciano Paco Catálan, que todos os dias publica nas suas redes sociais uma vinheta dedicada ao drama dos animais e que se debruça sobre histórias reais, desenhou o momento, com a legenda: “esqueçam o cofre, as antiguidades, tudo… e salvem a minha gata”.

@nbcla An emotional reunion between a man and his cat was caught on camera as a #fire burned through his Tarzana home. ⁠ ⁠ The homeowner was seen telling #firefighters that his cat was still inside the room, asking them to please rescue his beloved #pet. ⁠ ⁠ He fell to his knees in tears after a firefighter brought out his cat, who was still alive. ⁠The cat was taken to the vet to be evaluated. ⁠ Tap the #linkinbio for details. #nbcla #Tarzana #cat #rescue ♬ original sound – NBCLA

A gata está bem… e o dono está feliz

Cheetah foi de imediato levada ao veterinário, para ser avaliada, e está tudo bem com ela. “Quando me divorciei, a minha filha pediu-me para ficar com a gata e cuidar bem dela. E eu prometi-lhe que o faria. Por isso, não tenho os meus filhos comigo, mas tenho a gata. Perdê-la seria como perder um filho. Ela é minha filha” , disse Vaizman à “NBC Los Angeles”.

Entretanto, foi já criada uma angariação de fundos para que Vaizman, de origem israelita e a viver nos Estados Unidos há muitos anos, possa reconstruir a sua vida. O crowdfunding, que está na plataforma GoFundMe, conta já com 15.095 dólares (13.980€), de uma meta de 25.000 dólares (23.150€).

Na sua conta de Instagram, Vaizman fez uma publicação a agradecer todo o apoio que tem recebido e há um comentário que se destaca: “Isaac [tradução de Itzik em inglês], queria escrever-te isto. Acabei de fazer um donativo para ti e para a tua gata. Sei que és israelita. Eu sou libanesa, com raízes palestinianas. Este mundo quer que nós estejamos um contra o outro, mas o amor que demonstraste por esta gata comoveu-me e estou do teu lado. Quero com isto mostrar ao mundo que podemos unir-nos e partilhar momentos bonitos. Desejo-te, e à tua gata, tudo de bom. Paz e amor”, escreveu Rasha Ahmad Sharif, num exemplo de que a humanidade é o que nos distingue na hora da verdade.

Percorra a galeria e veja algumas imagens do momento em que Itzik Vaizman volta a ter a sua Cheetah nos braços e da meiga felina já depois de recomposta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT