Família

Homenagem. Influencer e cão que morreram em acidente vão ter um dia só deles

O brasileiro Jesse Koz e o seu Golden Shurastey morreram a 23 de maio de 2022. E esse será um dia estadual em Santa Catarina.
A dupla que apaixonou meio mundo.

No Brasil não deve haver quem não conheça esta dupla de amigos. Mas o amor incondicional de ambos também galgou fronteiras: o influenciador digital Jesse Koz e o seu Golden Retriver Shurastey conquistaram milhares de admiradores em todo o mundo.

Milhares de pessoas, dos quatro cantos do planeta, seguiam a aventura de Jesse e Shurastey, embarcados em 2017 numa viagem que não teve regresso. O influenciador e o seu cão perderam a vida a 23 de maio de 2022, num acidente de viação em Portland, nos EUA, ao fim de mais de cinco anos a percorrerem as Américas a bordo de um Volkswagen Typ 1 — conhecido como Fusca, no Brasil, e ao qual Jesse chamava carinhosamente de Dodongo.

Muitas têm sido as homenagens ao longo dos últimos meses a esta dupla inspiradora, cuja história vai saltar para o cinema. E a mais recente foi aprovada no passado dia 2 pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do estado brasileiro de Santa Catarina – de onde Jesse era natural –, com o reconhecimento do dia 23 de maio como Dia Estadual Shurastey e Jesse.

Segundo a assembleia, “promover ações de consciencialização sobre os benefícios da convivência entre os animais de estimação e as pessoas é o objetivo principal do projeto”. A iniciativa foi do deputado Marcius Machado, do Partido Liberal, que usou a amizade entre Jesse e Shurastey como base para propor o projeto.

Influenciador e o seu cão tinham cumplicidade enorme

Jesse, de 29 anos, e Shurastey, de 6, era naturais de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, e desde a morte de ambos que foram já feitos muitos tributos à dupla, que foi também eternizada em pinturas artísticas na Praça do Elevado – tendo igualmente sido inaugurado um parque canino com o nome Shurastey.

A aventura de ambos começou em maio de 2017, quando Jesse decidiu largar a monotonia do seu emprego numa loja de roupa e partir para conhecer mundo, acompanhado pelo seu fiel amigo. Nos cinco anos de aventuras, percorreram 17 países das Américas e os seguidores iam aumentando por onde passavam.

O objetivo de Jesse era chegarem ao Alasca em setembro. A sua conta de Instagram tinha 140.000 seguidores e a do seu cão e do relato da viagem (cujo projeto se chamava ‘Shurastey or should I go?’, numa brincadeira com o nome do patudo e a música dos The Clash) tinha 517.000, mas esses números dispararam imediatamente a seguir às suas mortes – Jesse tem agora 608.000 seguidores e Shurastey conta com 1,4 milhões de fãs.

Percorra a galeria para ver algumas fotos desta viagem destes dois amigos inseparáveis.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->