Família

Igna largou tudo para viajar o mundo com a cadela. “Temos um vínculo especial”

Ao lado de Hanna, já esteve em 16 países e nunca apanhou um avião. É apaixonado pelo Algarve e sonha em ir ao Canadá.
Hanna é a sua "alma gémea".

É na natureza que Ignacio Ferriol e Hanna se encontram. Desde que a Border Collie chegou a vida do fotógrafo, os passeios da dupla eram quase sempre os mesmos: entre as árvores, os campos e o mar. Até que resolveu expandir. Natural de Tenerife, nas Ilhas Canárias, hoje Igna, 32 anos, e Hanna, 8, têm o mundo como casa mas não deixaram as raízes para trás.

“Sempre estivemos na natureza e viajámos pelas nossas ilhas, mas nunca tão longe como agora”, começa a contar à PiT. Ao lado da companheira de vida, já esteve em 16 países e não pretende parar por aqui. A dupla está agora na Noruega e, em breve, irá partir em direção à Lapónia, a cerca de 1.160 quilómetros.

Desde que decidiram percorrer o mundo, Igna e Hanna nunca apanharam um único voo. “Viajamos pela Europa porque não a quero colocar num avião”, frisa o fotógrafo, acrescentando que não concorda com as políticas para animais das companhias aéreas. Além disso, na autocaravana têm a vida que sempre sonharam: livres e em constante contacto com a natureza.

A história com Hanna começou há oito anos e foi tudo “por acaso”. “Alguns amigos falaram-me sobre ela e fomos vê-la”, recorda. “Apaixonamo-nos perdidamente”, acrescenta. Hoje, já não consegue imaginar a vida sem a patuda. E a primeira aventura que tiveram também foi decidida de um momento para o outro.

“Estava a passar por um momento pessoal muito difícil e não aguentei mais”, partilha. “Resolvi largar tudo para correr atrás do nosso sonho”. Na altura, alugou uma autocaravana e partiu numa road trip que lhe iria mudar a vida.

São inseparáveis.

“Somos apaixonados pelo Algarve”

Antes de deixar tudo para trás, Igna trabalhava num cinema em Tenerife em regime part-time, ao mesmo tempo que estudava. Hoje, é criador de conteúdos para diferentes marcas e dedica-se por completo ao novo estilo de vida. Durante a primeira viagem que fez ao lado de Hanna, estiveram em França, Itália, Áustria, Alemanha, Suíça e Andorra.

Embora cada país conte com regras diferentes em relação aos animais, o fotógrafo confessa que viajar pela Europa é “relativamente fácil”. “Encontramos muitas acomodações que aceitam animais de companhia e podemos, geralmente, entrar em muitos lugares”, sublinha à PiT. “Viajar com um cão exige mais tempo e organização, mas é possível”, afirma.

Além disso, estar ao lado da alma gémea de quatro patas é tudo o que precisa para enfrentar os desafios. “Ela tem uma personalidade muito especial. Tem um vínculo muito forte comigo, é muito independente e carinhosa”, diz. “Não se importa muito com os outros cães mas adorar brincar na praia e correr nas montanhas”. Para a Border Collie, os itens que não pode faltar na mala de viagem são as bolas e o seu frisbee.

Desde que começaram a aventura infinita, Igna e Hanna já passaram por Portugal duas vezes. E foram conquistados por um lugar em especial. “Somos apaixonados pelo Algarve. Sempre vamos na época mais baixa para aproveitarmos sozinhos e já vimos lá os melhores pores do sol das nossas vidas”, remata. “Voltaremos com certeza e queremos visitar o resto de Portugal muito em breve”. 

No momento, a Europa é o continente favorito da dupla mas Igna confessa que tem o sonho de “dar um salto maior” e visitar o Canadá. E tem a certeza de que do outro lado do mundo também viveria momentos memoráveis ao lado da companheira.

“Viajar com uma cadela é uma das melhores experiências de viagem. Poder vê-la a aproveitar os lugares diferentes e partilhar todas essas experiências parece ser a melhor forma de aproveitar a vida”.

Percorra a galeria para ver algumas aventuras de Igna e Hanna. Pode também acompanhar as viagens futuras da dupla no Instagram e TikTok.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT