Família

Itchy: cadela salva com sarna e os dentes partidos no Porto foi adotada

A cadela foi vítima da negligência e a antiga dona culpou-a pelo estado em que estava. Agora, ganhou uma família especial.
Vai ser muito feliz.

Aos olhos da maioria, Itchy não era adotável. Porém, contra todas as probabilidades, cerca de quatro meses depois do seu resgate, a cadela ganhou uma família e duas irmãs de quatro patas. Com o coração cheio e a sensação de dever cumprido, as voluntárias do projeto Bichos Felizes, no Porto, despediram-se da patuda. 

“A Itchy foi para Amarante e agora tem duas manas gatas”, avança uma voluntária à PiT. “Permanece a adorar passeios calmos e longos na natureza e sestas ao sol”, acrescenta. A cadela deixou para trás uma vida miserável, onde a antiga responsável a culpava pelo estado em que estava — com sarna e com todos os dentes partidos. 

Agora, porém, não tem de se preocupar em sobreviver — Itchy já está há uma semana no novo lar e a adaptação tem sido “incrível”. Lá, tem tudo o que merece e muito mais. “Estamos muito felizes com este final”, partilha.  

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Bichos Felizes (@projeto.bichos.felizes)

Itchy foi salva em março após as voluntárias do projeto Bichos Felizes terem recebido uma denúncia com um vídeo a mostrar o péssimo estado em que a cadela se encontrava. Quando lá chegaram, pensavam que a patuda já estava sem vida, mas bastou Itchy perceber que estavam lá para a ajudar, para mostrar de imediato a simpática personalidade que tinha escondida.

A tutora terá informado as voluntárias que Itchy chegou aquele estado de repente e a culpa “era da própria cadela”. Depois de entrarem em contacto com as autoridades, conseguiram retirá-la do terreno.

“A cuidadora é uma pessoa frágil e vulnerável em todas as esferas: social, económica e familiar mas, na mesma medida, é uma pessoa na posse de todas as suas faculdades mentais. É, a par, uma pessoa com acesso às redes sociais, aos meios de comunicação e recusou-se a pedir ajuda”, lamentou à PiT na altura.

Itchy foi diagnosticada com sarna sarcóptica avançada e durante as semanas que se seguiram tomou vários banhos terapêuticos, além de ter sido medicada.

Agora, já está recuperada e vai ser feliz para o resto da vida. “Foi um privilégio acompanhar de perto a evolução deste ser e foi um privilégio ainda maior aprender lições valiosas que nos ensinou: se olharmos para cada luta de frente e de sorriso na boca, metade da luta está ganha”, escreveu o projeto.

A seguir, carregue na galeria para saber mais sobre Itchy.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT