Família

Ivo Canelas acolhe cão perdido. “Se o reconhecerem, enviem mensagem pelo Instagram”

O ator encontrou um patudo desorientado, perto de Brejos de Azeitão, e não o deixou na rua. “Anda bem de trela e de carro”.
Alguém o reconhece?

Quando um animal está desaparecido, todas as ações ajudam. Os donos devem notificar o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) e colocar anúncio na plataforma Encontra-me, além da busca ativa no terreno. Mas, do outro lado, também há quem possa fazer a diferença. Se alguém encontrar um animal que lhe pareça perdido, deve fotografá-lo e divulgar nas redes sociais e nos devidos websites, mas também tentar levá-lo a um veterinário para verificar se tem chip. Foi o que fez Ivo Canelas com um cão que encontrou neste domingo, 19 de dezembro.

Tudo aconteceu em Vale Floreto – Brejos de Azeitão, no distrito de Setúbal. O ator encontrou um cão desorientado, que lhe pareceu perdido e não abandonado, pelo facto de estar bem tratado e ter coleira. Como tutor que é da cadela Ellis, Ivo Canelas sabe identificar os sinais caninos e tudo lhe indicou que o patudo estaria fugido. Recolheu-o, foi ao veterinário e, lamentavelmente, não acusou existência de chip. O passo seguinte foi dado: um apelo nas redes sociais e anúncio no Encontra-me.

“Encontrei este cão com coleira, domingo de madrugada, na zona de Vale Floreto/Quinta do Conde, perto da estrada Nacional 10. Não tem chip. Anda bem de trela e de carro. É macho, preto com patas brancas, e uma risca branca no peito. Se o reconhecerem, enviem mensagem direta pelo Instagram”, escreveu o ator de 49 anos, pedindo partilhas.

Ivo Canelas
É um macho jovem.

Agora resta esperar que os donos deste patudo andem à sua procura e vejam os apelos para que Ivo possa entregá-lo e ter um final feliz.

O amor de Ivo Canelas pela sua Ellis

Em março passado, em conversa com Rui Unas no live show “Maluco Beleza Show”, Ivo Canelas disse que a sua cadela “é um deslumbramento”. “A Ellis é a coisa mais maravilhosa que me aconteceu. Sempre quis ter um cão. Tive um quando era miúdo, que era da minha família. A pandemia fez isso, num daqueles dias de confinamento. Estava sempre à espera do momento certo para decisões que envolvem algum compromisso e que envolvem mudar comportamentos, como por exemplo a cadela”, afirmou, explicando como decidiu ter uma companheira de quatro patas.

E Ellis, agora com três anos, trouxe as mudanças previstas. “Fez com que tivesse de comprar uma mota, para a ir passear à hora do almoço quando fica em casa, fez com que tivesse de treiná-la. E há uma série de coisas que não faço e outras que faço. Tudo tem de funcionar de forma diferente, mas é sem dúvida das melhores decisões da minha vida”, contou a Rui Unas.

E porquê? “Porque, em última análise, é um ato de amor. É uma troca de energia que nos serve a ambos. Só me tem trazido coisas incríveis. Mas quando a imagino a morrer, ai meu deus…”, respondeu.

Ivo Canelas começou a trabalhar cedo, fazendo parte do elenco original da Casa do Terror, na Feira de Popular de Lisboa, onde se estreou como Drácula. Depois estudou em Nova Iorque e a sua carreira como ator tem muitas provas dadas, tendo já recebido vários prémios, como o lobo de melhor ator de cinema em 2008. Faz teatro e cinema e, na televisão, é um nome presente em vários telefilmes e séries.

No início deste mês terminou, ao fim de quatro anos, o monólogo “Todas as Coisas Maravilhosas”, com o qual esteve em digressão pelo País. O texto – sobre depressão e suicídio – é de Duncan Macmillian e Ivo encenou e interpretou esta peça imersiva, adaptada para a realidade portuguesa, que foi muito aclamada pelo público.

Outro dos amores de Ivo Canelas é a fotografia, principalmente a preto e branco, tendo já feito uma exposição, em 2021, com trabalhos seus. Nas suas redes sociais publica muitas fotos da sua autoria e Ellis é a modelo favorita. Percorra a galeria para a conhecer melhor.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT