Família

Já só pensa em banhos de sol? De Norte a Sul, conheça as praias onde pode levar o pet

Há nove praias vigiadas onde pode ir com o seu cão para o acompanhar nos mergulhos. Também pode levá-lo às não concessionadas.

Pode não parecer, pela trovoada e chuva que se têm feito sentir em alguns distritos do País, mas o verão está mesmo a chegar. A época balnear já começou em diversas praias e os miúdos estão quase a entrar de férias. E não nos podemos esquecer dos patudos, que estão ansiosos pelos mergulhos e as corridas na areia. Sim, porque eles também podem ir apanhar banhos de sol consigo e com a sua família.

Apesar de ainda serem poucas, há diversas praias vigiadas a permitir a entrada de animais, ao longo de todo o território nacional. A primeira a assumir-se como tal foi a Porto da Areia Norte, em Peniche, localizada a cerca de uma hora de Lisboa, que, desde 2016, possibilita que os cães se divirtam ao longo do areal com cerca de 80 metros.

Além dessa, há mais oito praias concessionadas pet friendly de Norte a Sul, e uma delas está entre as melhores da Europa. A praia fluvial da Tapada Grande, em Mértola, distrito de Beja, foi reconhecida, em 2022, pelos World Travel Awards, considerados os Óscares do turismo, como o melhor destino europeu na vertente das praias fluviais. E não é por acaso. A bandeira azul, a zona com chapéus-de-sol, bar e Wi-Fi são apenas algumas das características que fazem com que esta praia seja perfeita para famílias e patudos.

Há diversas praias concessionadas para escolher e não só. As praias vigiadas também permitem a entrada a animais de estimação, desde que não haja sinalização da câmara municipal com indicação em contrário. Caso escolha contornar a lei, arrisca-se a pagar uma coima fixada pela Polícia Municipal.

Ainda que haja liberdade para eles andarem por aí, há certas regras que os donos devem cumprir, de forma a proporcionar um dia de praia agradável a todos. Desta forma, os cães devem usar coleira ou peitoral e trela e, no caso das raças potencialmente perigosas, existe a obrigatoriedade do uso de açaime e trela curta.

Os dejetos também ser devidamente apanhados e deitados nos contentores do lixo espalhados pela praia. Os donos devem ainda ter na sua posse o boletim de vacinas atualizado dos animais. Por último, os animais doentes, no cio, na gravidez ou feridos não devem frequentar as praias.

Há, no entanto, uma exceção, que se verifica em todas as praias do País. Se o seu cão for de assistência pode ir onde e quando quiser, quer seja de mar ou fluvial. Ou seja, os cães-guia, cães para surdos e cães de serviço podem ignorar todas as sinalizações e aproveitar os banhos de sol com os donos em todo o lado.

Curioso por conhecer as praias onde pode ir com os seus animais? Carregue na galeria para ficar a conhecê-las.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT