Quando morre alguém que amamos, essa data – assim como a do aniversário – nunca mais será esquecida. E todos os anos, quando esse dia chega, as recordações surgem com mais força e nitidez. Passado o doloroso processo de luto, fica a aceitação e são as boas memórias que celebramos, por entre muitas saudades. Com os nossos animais é igual – e Jani Gabriel não deixou passar em branco o dia em que o seu patudo Thor partiu, em 2021.
“Faz hoje três anos que perdi o meu melhor amigo canino. Ainda não consigo regressar muito bem ao dia 2 de agosto de 2021 mas consigo perceber cada vez mais que este cão ensinou-nos muito! Não foi um cão qualquer e hoje entendo que a missão dele foi muito óbvia”, escreveu a modelo e influenciadora digital, que foi também apresentadora do “Fama Show”, da SIC.
Jani remata, falando sobre as imensas saudades que sente do seu Jack Russell Terrier, que tinha seis anos quando teve de ser eutanasiado devido a um cancro muito agressivo. “Três anos de Saudades, meu Thor! Oxalá que o céu hoje esteja cheio de peluches e bolas”, sublinhou, numa publicação que conta com muitos comentários de solidariedade, especialmente de quem já passou pela mesma dor.
“O Thor”, escreveu o piloto Bernardo Sousa, que é tutor de Cleide Maria – Didi, para os amigos –, a Yorkshire que adotou com a então namorada Bruna Gomes (e com quem casou no passado dia 26 de março) quando a encontraram abandonada em outubro do ano passado no Porto.
Um amor que Jani Gabriel não esquece
Jani Gabriel faz todos os anos uma publicação a celebrar o seu patudo, o qual batizou de Thor Pacheco. “Guardo cada olhar, cada lambidela, cada salto, cada brincadeira, mas não saberei guardar todas as saudades que me vais deixar. Obrigada por teres sido o melhor da minha vida, o fiel que esteve sempre comigo. E tenho a certeza que estarás sempre, nem que seja no meu coração, lugar esse que será sempre teu. Tomara que todos soubessem e sentissem tudo o que nós sentimos e vivemos contigo meu amor. O Thor será sempre o Thor. Que Sorte a minha”, escreveu a modelo quando o seu patudo morreu.
Ver esta publicação no Instagram
Nesse mesmo dia, Thor foi também homenageado pelo ex-companheiro de Jani, o ator Rui Porto Nunes, com quem viveu sete anos, bem como pelo médico veterinário André Sanrtos, que era o seu companheiro de então e que foi quem o eutanasiou, “não sem antes comer um pouco de arroz e brincar um pouco com a sua bola preferida, com o que restava da sua força”.
A modelo e influencer digital, que tem 33 anos e que deixou os ecrãs da SIC há cerca de dois anos (onde apresentou vários programas, depois de ter estado igualmente em vários formatos da RTP1), regressou à faculdade, onde está a terminar o seu mestrado em Neurologia. Licenciada em Neuropsicologia, área em que nunca chegou a exercer, regressou assim agora a uma das suas paixões.
A chegada de Woody
Quatro meses depois da perda de Thor, o “primeiro grande amor” da sua vida, Jani Gabriel viu um novo patudo entrar na sua vida – e que foi assim fazer também companhia ao seu gato Martin. Foi em dezembro desse mesmo ano de 2021 que Woody lhe foi oferecido por André Santos À PiT, contou como é que o pequeno cachorro mudou o seu dia a dia e a ajudou a apaziguar o sentimento de perda do velho companheiro.
“O Thor ainda está muito presente em mim”, confessou Jani em abril de 2022, à margem dos bastidores de uma campanha contra os maus tratos a animais, explicando que o pequeno Teckel tinha chegado a sua casa “de surpresa”, oferecido por André Santos. “Eu já me sentia minimamente preparada, já andava a falar em ter outro cão…”, admitiu. “Como se costuma dizer, o Woody não substitui o Thor, nem ninguém foi à procura disso, até porque o Thor não é substituível, mas ajuda a amenizar a saudade”. Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Jani Gabriel com o seus animais.