Mesmo quando o dia não está a correr bem, existem criaturas que nos deixam sempre de bom humor: animais fofinhos. Cães grandes e desajeitados resultam bem, mas são as crias adoráveis que nos fazem sorrir de orelha a orelha. No Jardim Zoológico de Lisboa não faltam criaturas enternecedoras, e o espaço vai apresentar este sábado, 28 de maio, as novas suricatas bebés — que têm apenas um mês.
Começam agora a sair dos túneis onde nasceram e mostram a sua personalidade curiosa, ao explorarem toda a instalação. No entanto, mantêm-se ao lado da progenitora e sempre atentas a potenciais perigos.
As suricatas são pequenos mamíferos com pelo castanho e riscas negras na parte terminal do dorso. Tal como aprendemos com Timon, nos filmes de “O Rei Leão”, são essencialmente insetívoras, ou seja, adoram comer insetos.
São também animais bastante organizados. Cada indivíduo da espécie desempenha uma função específica num sistema rotativo de tarefas. Têm, por exemplo, um vigia, um cuidador das crias e até um caçador. Embora a personagem do filme da Disney não fosse muito cooperante, este é um traço marcante das suricatas.
Precisamente no dia da apresentação destas crias, o Jardim Zoológico celebra 138 anos e preparou uma agenda especial para os visitantes. Logo após passar as bilheteiras, pode embarcar nas Animal Talks, onde o tema será a arte da camuflagem no reino animal. Vai descobrir melhor esta técnica usada por tigres, suricatas e muitos outros.
Poderá ainda entrar no mundo das abelhas, na zona de acesso livre deste ícone da capital, onde terá a oportunidade de conhecer tudo sobre este inseto tão importante para o nosso dia a dia, ao mesmo tempo que observa a complexa vida na colmeia.
O Zoo tem uma última surpresa. Se nasceu a 28 de maio, o mesmo dia do aniversário do Jardim Zoológico de Lisboa, não terá de pagar entrada para conhecer as centenas de animais que ali se encontram.
Carregue na galeria para conhecer as adoráveis suricatas.