Família

Joana Gonçalves livre do cancro. Nem o cão faltou ao feliz anúncio

Companheira de Luís Pedro Nunes (SIC Notícias) contou com o apoio da ciência, família e amigos. E, claro, Nelo.
Nelo e Joana.

Um diagnóstico de cancro é uma notícia que revira completamente a vida de quem, subitamente, passa a ser um doente oncológico. Ter um núcleo duro à nossa volta, com amigos e família que estão lá para o que for preciso, é muito importante. E para quem ama animais, ter um patudo faz milagres, pois cães e gatos sabem, com o seu apurado olfato e sexto sentido, quando mais estamos a precisar de um “abraço”. Foi esse conforto que não faltou à influenciadora digital Joana Gonçalves, que esta semana deu a conhecer que está livre de células cancerígenas.

Foi em finais de janeiro que a companheira de Luís Pedro Nunes, escritor, ex-jornalista e comentador do “Eixo do Mal” (SIC Notícias), anunciou que estava a lutar contra um agressivo cancro da mama. O diagnóstico chegou depois de ter sentido um caroço, enquanto tomava banho, e ter ido de imediato ver do que se tratava. Durante todo o processo de tratamento, os seus amigos, família e namorado estiveram sempre do seu lado. E o seu Weimaraner Nelo também teve um papel essencial no aconchego necessário.

Agora, Joana Gonçalves está sem sinais de cancro e o seu companheiro foi o primeiro a partilhar a feliz novidade. Na terça-feira, 20 de agosto, Luís Pedro Nunes dava a notícia no Instagram, numa publicação emotiva que conta com milhares de likes. “15 Janeiro 2024 – notícia: cancro triplo negativo 90. O mais agressivo, letal e de rápida progressão. 20 Agosto 2024 – notícias: livre de células cancerígenas. Pelo meio tirei muitas fotos. Dos bons e dos momentos horríveis. Da hepatite, da cegueira, da falsa trombose. Mas também do que rimos feito parvos e do que gozámos com a nossa desgraça. Agora falta a radioterapia. E depois a normalidade. Eu não quero ser o companheiro fantástico- não sou. A Joana não quer ser ‘sobrevivente’ ou ‘guerreira’ ou agradecer a entes superiores. Foi mesmo a Ciência, excelentes profissionais de saúde do público e privado e entre bastante azar ter sorte nos momentos certos”, escreve o ex-jornalista.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Luis Pedro Nunes (@lpnunesxxx)

Não quero ser um exemplo. Foi horrível. E o futuro nunca é certo. Lamento mas não aprendi nada, não tirei nada positivo desta experiência. Preferia nunca me ter cruzado com ela. E se estou feliz é por deixar esta coisa do cancro para trás. É uma luta inglória: quem luta contra o cancro luta contra si próprio. E não pode sentir-se culpado por não ter ‘energia positiva’. Às vezes não há. E não faz mal. Pela minha parte espero terminar aqui o meu papel de onco-maridão. Quero a normalidade de volta”, remata Luís Pedro Nunes, com duas fotos emblemáticas: uma com a sua companheira e outra em que se vê Joana com o seu patudo, acompanhadas da hashtag #byecancer.

As reações são, também elas, de grande emoção. Entre muitos amigos e seguidores, todos se mostram felizes com estes resultados dos exames. “Grande texto”, sublinhou o humorista Herman José, que é um amigo muito chegado de Joana. Entre muitos outros comentários vemos nomes como os de Rita Salema, Rita Ferro Rodrigues, José Mata, Ana Patrícia Carvalho, Diogo Amaral, Maya, Rita Marrafa de Carvalho, Raquel Tavares, Gisela João,  António Raminhos, Isabel Figueira, Joana Cruz e Diogo Faro.

A emoção de Joana perante as boas notícias

Na quarta-feira, também Joana Gonçalves fez uma publicação muito sentida sobre este momento tão feliz que está a viver. “Resposta terapêutica: RCB:0/Classe RCB:pCR. Estadiamento: ypt0/ypN0. Ontem, recebi este relatório de anatomia patológica referente ao que me foi retirado na cirurgia ao cancro da mama. A (incrível) Dra. Paulina disse apenas: ‘Temos resposta completa!’ Eu chorei, os olhos dela também se comoveram, o meu namorado encheu-me de beijos, e a minha mãe chorou compulsivamente connosco ao telefone”, começou por escrever.

“Ontem foi um dia que compensou os maus dias desde 14 de janeiro. Porque não houve um dia verdadeiramente bom – não há como haver quando sentimos uma espada sobre a cabeça. Há dias menos maus, momentos em que nos esquecemos do que temos e conseguimos sorrir, mas a incerteza no futuro está sempre presente. Não há nada de bom no cancro e não aprendi nenhuma lição, já aproveitava muito a vida antes, já dava valor aos momentos de enorme felicidade que, privilegiadamente, tinha tido”, diz a influencer digital, que acompanha a publicação com uma foto poderosa.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Joana | Lifestyle & Travel (@joana.mgoncalves)

E prossegue: “Ninguém quer passar por isto; é doloroso e solitário. Mesmo tendo a sorte de contar com uma rede de apoio extraordinária – a minha mãe, pai, namorado, os amigos que são família, família, e todos os que me foram dando carinho nestes últimos 8 meses. Não fui guerreira; não lutei por nada. O meu corpo decidiu lutar contra ele próprio, e eu limitei-me a tentar aguentar o processo e sobreviver nas mãos da ciência. Em casos de cancro, nada está ganho. Não sei se terei ou não uma recidiva, mas há algo que sei: tive médicas, enfermeiras e auxiliares extraordinárias; sei que o SNS é fantástico, que o Hospital de Dia de Oncologia de Santa Maria é especial, e o Hospital da Luz, igualmente. São eles que salvam. Venha agora a reta final da radioterapia e, depois, tenho uma vida para viver”.

“A todas as mulheres que partilham a mesma angústia, não digo para terem ‘força’ ou que ‘tudo vai ficar bem’. Ter cancro é uma merda, e só podemos ir gerindo o que nos acontece da melhor forma. Mas também sei que só queremos ouvir os bons exemplos, os que correm bem, os que dão menos medo. Por isso, é só para dizer que há luz ao fundo do túnel, mesmo quando parece que não”, remata Joana, numa mensagem que conta também com milhares de likes e muitos comentários de amigos, como Tânia Ribas de Oliveira, Vanessa Oliveira, Iva Domingues, Sílvia Rizzo, Pedro Teixeira, Luís Lourenço, Cristina Ferreira e Isabel Silva. A atriz Helena Costa, que em abril de 2021 teve de retirar meio pulmão depois da descoberta de um tumor, mostrou-se também visivelmente radiante com esta notícia: “Caramba como te entendo. Que feliz que estou por ti! Que bom que está tudo bem!”

Joana
Uma grande cumplicidade.

Patudo Nelo esteve sempre lá

Ao longo destes oito meses, quem também nunca saiu do seu lado foi Nelo e Joana Gonçalves partilhou, durante esse período, vários vídeos sem cabelo e com o Weimaraner a lamber-lhe a cabeça com a devoção de quem adora a sua tutora. Há pouco mais de um mês, a 6 de julho, a influencer partilhou um desses vídeos para celebrar o aniversário do seu amigo de quatro patas. “11 anos de tudo: de alegria, tristeza, angústia, risos, alguns sustos e algumas lágrimas mas, acima de tudo, de muita felicidade. São 11 anos do companheiro mais incrível que podia ter. O meu Nelo continua a ser o mais especial dos cães e o meu amor por ele não tem fim”, sublinhou.

Joana Gonçalves tem partilhado, ao longo dos anos, muitas fotografias e vídeos com Nelo, enquanto Luís Pedro Nunes vai mostrando os seus dois gatos: Rufino e Melancolie (carinhosamente tratada por Mel). E o macho – e mais velho da casa, com 12 anos – tem um lugar especial no acompanhamento, de perto, da sua escrita. “Há 12 anos que o Rufino acompanha a minha escrita colocando-se ao lado do teclado. Se não está em cima da secretária está por ali, raramente a mais de um metro de distância. Tem uma cadeira antiga de escritório só dele. Mel, a gata preta, vive uma independência que só exige carinho a determinada hora do dia”, escreveu o comentador em finais de 2023.

Joana e Luís Pedro viveram oito meses muito desafiantes, sempre ao lado um do outro. E os seus companheiros de quatro patas fizeram a sua parte: com a sua presença tornaram muitos dias mais leves. Percorra a galeria e conheça melhor o cão da influencer e os dois gatos do jornalista.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT