O objetivo é detectar sinais de demência nos cães o mais cedo possível. Mas, para os utilizadores, o Joipaw não passa de um simples jogo em que podem ganhar recompensas a cada tarefa bem sucedida. Aliás, quanto mais acertam, mais ganham.
Vista como a Wii (consola de videojogos interativos da Nintendo) para os cães, esta plataforma desenvolvida no Reino Unido também tem por princípio a interação como mecanismo-chave. Através de uma câmara, de um ecrã táctil, microfone e sensores, reconhece as ações do utilizador canino e recompensa-o sempre que este cumpre a tarefa exigida. E a recompensa, como não podia deixar de ser, são biscoitos para os patudos.
O jogo parece simples: no ecrã vão surgindo figuras animadas, e a missão dos jogadores de quatro patas é tocar — geralmente, com o focinho — nos “bonecos” que saltam à vista a uma velocidade razoável. Os sensores vão captando as interações e o sistema analisa as capacidades cognitivas do cão em jogo, considerando que um cão cognitivamente saudável é capaz de cumprir as etapas propostas sem grande dificuldade. Os dados são, depois, discriminados na aplicação subsidiária à plataforma num sistema de pontuações indicativo das capacidades do cão avaliado.
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Mente sã em cão são
Não obstante, o Joipaw não é desafiante apenas para aqueles que, consequentemente, mostram estar a perder faculdades intelectuais. O jogo é, por outro lado, estimulante para qualquer cão e, quer para os que mais precisam ou para os demais, uma forma de treino comprovadamente eficiente — por trás do produto final há uma década de investigação e desenvolvimento.
Um jogo que os estimula enquanto diagnostica, desafia enquanto avalia, treina enquanto previne. Só não dispensa os imprescindíveis passeios à rua, que esses também são fundamentais para contrariar o desenvolvimento de qualquer tipo de demência. Mas quantas mais ferramentas, melhor.
Carregue na galeria e veja como funciona o Joipaw.