Família

Jojo é um cão no corpo de um galo. Passeia, recebe carinho, e segue a tutora

No início, o galo de 12 anos era bastante agressivo, mas isso não impediu a sua tutora de o amar. Hoje, não se largam.

Quando o carinho por animais de Sanaz fez com que concretizasse o sonho de ter um galo, a jovem não esperava encontrar o que considera o amor da sua vida, muito menos com penas e uma crista. Jojo responde ao nome, corre para a tutora, passeia de carro e é levado ao café e a passeios regularmente.

Com 24 anos, a jovem sueca partilha nas redes sociais os momentos que passa com a ave, bem como os animais que salva. Dedica-se a resgatar galinhas de explorações agropecuárias, a reabilitar cães que encontra na rua, e a alimentar colónias de gatos

À página Geobeats, a criadora de conteúdo adiantou que sempre quis ter um galo. “Um dia, há 12 anos, estava de férias, e quando voltei para casa vi que o meu irmão me tinha dado Jojo”, explica. Confessa que, no início, a ave era bastante agressiva, mas garante que esse facto não a impediu de construir um amor profundo.

“Comecei a amá-lo ainda mais, e mais, e mais, e toda a agressividade desapareceu, e ele começou a amar-me”, explica. 

Conta que o galo tem “uma personalidade de cão”, seguindo-a constantemente e respondendo aos seus comandos, o que não se verifica com outras pessoas que tentem dar-lhe ordens. Além disso, quando vê ou ouve a tutora, corre para ela imediatamente, e procura o seu carinho e proximidade física. “Ele vê-me como a sua mãe”, acrescenta Sanaz. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Sanaz (@this.issanaz)

“Quando lhe dou beijinhos, ele fecha os olhos e dorme a sesta. Fica muito relaxado e sabe que está seguro”, adianta ainda. 

Na sua página de Instagram, explica que o bairro onde vive não permitiu que mantivesse o galo em sua casa, e que por isso bateu “a mais de 200 portas”, para encontrar uma quinta onde a ave pudesse ficar. Apesar de já não viveram juntos, visita-o regularmente.

Caracteriza Jojo como sendo “muito bondoso” e como “um cavalheiro”, justificando que nunca come a sua comida até que a tutora coma primeiro. “Parece que as nossas almas estão tão próximas uma da outra”, acrescenta.

O afeto do galo tem alguns traços de ciúmes, sobretudo quando a tutora tenta alimentar as outras galinhas de quem cuida com ele por perto. “Ele quer que eu só o queira a ele”, esclarece.

Frequentemente, a tutora leva Jojo para passear pela cidade, roubando olhares e recebendo muita atenção e questões — a maior parte negativas. “Queres fazer um churrasco com isso?” ou “queres comê-lo?” são algumas das que salienta, acrescentando que se tornou vegetariana depois de receber o galo.

“Todos os animais têm sentimentos. Se dermos amor a um deles, eles sentem. Não é sobre Jojo, é sobre todos os animais”, explica.

Carregue na galeria para saber mais sobre Jojo e Sanaz.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT