Família

Kurt Cobain faria 57 anos. Cantor adorava gatos e preferia animais a pessoas

A NiTfm vai dedicar esta terça-feira, 20, uma emissão especial ao cantor. Poderá ouvir alguns dos seus hits no metro de Lisboa.
Com um dos companheiros.

É impossível falar da história da música grunge e não mencionar Kurt Cobain. O vocalista e guitarrista dos Nirvana, a famosa banda que entrou para a história e que muitos usam estampadas nas T-shirts, celebraria o aniversário de 57 anos esta terça-feira, 20 de fevereiro. Além do amor pela música, a estrela tinha uma outra paixão pela qual ainda hoje é lembrado através da filha — os gatos.

Esta terça-feira, 20 de fevereiro, para celebrar a vida do cantor, a NiTfm vai tocar várias canções da banda que partilhava com o atual guitarrista dos Foo Fighters, Pat Smear, Dave Grohl e Krist Novoselic. Em 2020, a estação da NiT tornou-se a rádio oficial do Metro de Lisboa e pode ser ouvida no átrio e no cais das 56 estações da rede metropolitana da cidade. Além de estar disponível em permanência online.

Durante toda a vida, Kurt Cobain foi tutor de gatos. Uma reconhecida cat person, gostava mais dos felinos do que dos cães porque eles “não se importam com nada que não achem que valha a pena”. O artista foi muitas vezes fotografado ao lado dos vários companheiros que teve durante a vida, como Quisp, Spina Bifida, Melvin e outros.

Quisp foi batizado em homenagem a uma marca de cereais vintage e Spina Bifida (espinha bífida, em português) é o nome dado a uma deficiência que afeta a coluna e é desenvolvida mesmo antes do nascimento de um bebé.

A paixão pelos felinos foi herdada por Frances Bean Cobain, a filha com a cantora Courtney Love. Embora tivesse apenas dois anos quando o pai foi encontrado morto aos 27 anos, a 5 de abril de 1994, Frances continuou a tradição de adoção. Em 2012, quando o seu gato Zero desapareceu, a modelo de 31 anos ofereceu uma recompensa de 5 mil dólares (4,6 mil euros, à taxa de câmbio atual) para qualquer informação sobre o patudo.

Numa das poucas fotografias públicas que tem com a filha, tirada em 1993, Cobain é visto a apresentar um dos seus gatos à Frances com um sorriso no rosto.

Kurt e Frances.

Segundo a BBC, o cantor preferia animais a pessoas e já tinha pensado em abrir o próprio santuário. Em março de 1994, Cobain fez o seu último concerto em Munique, na Alemanha. No mês seguinte, a estrela da música grunge foi encontrada morta em casa, em Seattle, nos Estados Unidos, após anos de luta com a sua saúde mental e vício com drogas.

De seguida, carregue na galeria para ver alguns momentos de Kurt Cobain com os animais.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT