Os LENNA chegaram ao mercado português em junho de 2021, e sempre se assumiram como uma marca eco-friendly, cujo principal objetivo era reduzir a pegada ecológica no planeta, especialmente sendo a indústria da moda uma das mais poluentes. Mas não queriam ser apenas uma marca mais ecológica, e decidiram levar este desejo mais além, unindo-se a instituições que ajudam o ambiente
“Juntámo-nos a cinco associações portuguesas. Por cada compra que fazem no nosso site, os clientes estão a contribuir com parte do valor para ajudar as diferentes iniciativas com as quais temos parcerias”, explica Mário Garcia Ribeiro, que criou a marca com outros dois amigos — Nuno Cordeiro e João Glória.
No final de julho divulgaram o impacto positivo que os compradores tiveram no planeta. Em aproximadamente um ano, ajudaram a recolher três toneladas de plástico dos oceanos e das praias portuguesas. “Temos uma colaboração com a Oceanos Sem Plásticos, que tem sido uma das mais escolhidas no nosso site”, conta.
Por cada par de sapatos que compra, são removidos aproximadamente 13 quilos de plástico dos mares e areais. “Quantificámos quantas vendas tivemos e fizemos uma estimativa. Isto é uma coisa que queremos manter, porque faz parte do ADN da nossa marca”, confessa.
Os outros projetos também se focam no bem-estar dos animais e do ambiente. “Com a ajuda da Zero Waste Lab retirámos mais de 80 mil beatas das ruas de Portugal”, começa por explicar. Ao lado da ANEFA plantaram 69 árvores, em colaboração com a SOS Animal alimentaram 74 animais de estimação em risco e, por último, com a ajuda da Quercus trouxeram 30 maternidades para peixes em vias de extinção.
“Por cada LENNA vendida podem escolher por plantar uma árvore, alimentar um animal de estimação, criar maternidades para espécies em risco ou retirar duas mil beatas das ruas do País”, realça.
A produção dos sapatos — que têm a estética descontraída das alpercatas, mas que não o são — também tem em conta o impacto no ambiente. “Não temos produção em nenhum país emergente, para evitarmos a mão de obra infantil e a exploração. Evitámos tudo isso. São fabricados no norte de Portugal, para ajudarmos a economia portuguesa. A indústria dos sapatos também está muito evoluída aqui, existe muita qualidade e é um sector forte”, confessa.
São uma marca vegan e evitam usar plástico, algo que, infelizmente, é quase impossível. “Nenhum dos nossos materiais tem origem animal, mas dentro da sola existe um pouco de resíduos de plástico, mas é reciclado”, afirma um dos fundadores. O algodão utilizado é orgânico.
Este é o primeiro verão em que conseguem trabalhar com todo o potencial, agora que as restrições são muito mais leves do que quando começaram. E terão novidades. “O nosso primeiro grande lançamento vai ser em outubro. Vamos lançar sapatos que funcionam como modelos de inverno. Normalmente somos mais associados às alpercatas, que não são indicadas para a chuva e dias frios, e vamos mudar isso”, revela Mário Garcia Ribeiro.
Há dois modelos de LENNA, com sola alta ou baixa, e tamanhos que vão do 35 ao 46. São todos unissexo e têm oito cores disponíveis (com algumas nuances na intensidade). Estão à venda na loja online por 80€. Também é por lá que vai encontrar mais informações sobre o projeto.
A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor a LENNA e os seus fundadores.