Leonor Poeiras colocou o sofá à venda com uma campanha de marketing especial: publicou na sua conta do Instagram — onde conta com perto de 390 mil seguidores — uma foto do seu cão Chico em cima do móvel, com a indicação para que os interessados fossem espreitar as suas stories.
É lá que, em quatro curtos vídeos, a jornalista e ex-apresentadora televisiva de 43 anos explica tudo sobre esta peça que tem à venda. “Duas boas notícias nesta terça-feira [8 de agosto]. A primeira é que não está tanto calor como nos últimos dias – acabei de chegar da rua e está ótimo — e a segunda é que o meu super sofá, que eu amo e que mandei fazer há quatro anos, pode ser teu”, diz Leonor Poeiras, explicando que na altura “foi um bocadinho caro”, devido às suas grandes dimensões.
“Eu amo este sofá, ele tem 2,65 metros de comprimento e 1,10m de largura. É XL e é o melhor sofá que já viram aqui no Instagram para o chill out”, garante.
A jornalista – que teve dois podcasts, o “Levantar Poeira” e o “Fala Poeiras” (este último no jornal “Público”), nos últimos anos – prossegue: “Vejam como ele é enorme e bom e confortável. Pode ser teu. Porquê? Porque vi outro igualmente enorme que adorei, mas não considero muito inteligente estar a comprar um sofá quando tenho aqui um gigante em casa. Portanto, primeiro trato deste e depois trato do outro. Mas preciso que alguém fique com ele, porque se não… não tenho outro”.
E acrescenta: “Estás interessado? Então manda uma mensagem e eu respondo a tudo. Ele é branco, com capas e fronhas brancas que saem perfeitamente e que se lavam na máquina. É uma mistura de algodão com linho. É um sofá fresquinho, à prova de cão, à prova de tudo”.
Mas “falta o preço”, conclui Leonor Poeiras. “Não vou dizer aqui o preço, nem sei se podemos fazer essas coisas, porque não sou loja”, começa por referir, explicando em seguida que o sofá custou quatro mil euros. “Eu disse que não tinha sido barato, foi feito à medida, aquelas coisas”.
No final, lá deu o valor final: 1500€.
A chegada de Chico a casa de Leonor Poeiras
Leonor Poeiras é uma reconhecida amante dos animais e partilha muitas fotos do seu cão Chico, que adotou em dezembro de 2015. Dá para perceber que o patudo adora o tal sofá.
Em finais de julho de 2017, no seu então blogue “Oficina Poeiras”, a comunicadora explicou como é que Chico tinha entrado na sua vida e do seu filho. “Foi desta! Adotar um cão era um desejo há muito, cá em casa. Apresento-vos o Chico”, escreveu.
Chico foi apresentado como “o verdadeiro rafeirito, que por acaso também é alentejano, abandonado, assustado, maltratado, muito fraquinho, para lá de carente e de encantador, que trouxe de Reguengos de Monsaraz faz hoje uma semana”.
A ex-apresentadora da TVI explicou como tudo tinha acontecido: “Durante o programa ‘Somos Portugal’ de domingo passado ele esteve sempre connosco, enrolado numa serapilheira que o Augusto (da equipa do ‘Somos Portugal’) prontamente arranjou. Uma equipa inteira comoveu-se com este cão, que mal anda, que pesa cinco quilos (metade do que deveria), que tinha pelo menos umas cem pulgas no corpo e a quem cortaram a cauda”.
“No fim do programa desapareceu e fiquei logo aflita, porque por esta altura já estava a ponderar ficar com ele. Depois de trocarmos de roupa e de nos desmaquilharmos, fomos a um restaurante de Reguengos jantar, antes de voltar para Lisboa. E lá estava ele… à porta. Viu-nos, veio até mim, baixei-me e lambeu-me as mãos. E pronto, foi aí que a decisão ficou tomada”, acrescentou.
Nessa altura, contou ainda, Chico precisou de cuidados veterinários: “No raio X vimos manchas no estômago, este canito até pedrinhas comeu… Tem cerca de um ano, está quase cego de um olho, tem uma infeção pulmonar, não consegue descer escadas e não sabe o que é brincar, muito menos correr atrás de uma bola. Dorme o dia quase todo por estar tão cansado de uma vida na rua, ao abandono. Tem medo de quase tudo, treme de vez em quando, mas estamos a fazer os impossíveis para que fique bom! Tratamentos que, para além dos remédios, incluem festas e beijos! Foi só na sexta-feira que o ofereci ao meu filho! Imaginam o que é ter oito anos e receber um cão frágil e cheio de pelo fofo? Foi lindo!”
“Chico is in da house! E é tão bom! Obrigada universo, por este presente de Natal! Estamos tão felizes!”, concluiu. Agora, quase oito anos depois da adoção, Chico é um cão feliz e que passeia com a família para todo o lado.
Leonor Poeiras prossegue batalha judicial
Leonor Poeiras, recorde-se, saiu da TVI em 2020, após cerca de 17 anos na estação de Queluz de Baixo — e onde animou programas como “Temos Negócio”, “Somos Portugal” e “A tarde é sua”. Nessa ocasião, disse ter sido injustamente despedida e colocou a TVI em tribunal, exigindo uma indemnização.
Em fevereiro deste ano, já quase três anos depois da ação que moveu na justiça, a decisão do tribunal foi anunciada e a ex-apresentadora perdeu o processo contra a TVI. No entanto, disse que iria recorrer.
Por agora, continua a dedicar-se a projetos pessoais — e sempre com Chico por perto e a lembrar aos seus seguidores a importância da adoção. Percorra a galeria para ver algumas fotos de ambos.