Família

Lisboa PiT Party: a festa da família e do bem-estar animal está a chegar a Belém

No fim de semana de 26 e 27 de outubro, todos os caminhos vão dar ao Jardim Vasco da Gama, com atividades lúdicas e pedagógicas.
Estão todos convidados.

Workshops, palestras, demonstrações técnicas e adoções responsáveis. Mas também cinema ao ar livre, música, caricaturas ao vivo, fotografias instagramáveis, insufláveis e podcasts ao vivo.

A primeira edição da Lisboa PiT Party, que se realiza no fim de semana de 26 e 27 de outubro em Lisboa, junta o melhor dos dois mundos: o lado pedagógico e de sensibilização para o bem-estar dos animais e ainda o entretenimento para toda a família, onde pais, avós, tios, filhos, netos e sobrinhos, e os seus animais de companhia convivem num espaço relvado de com mais de 3.500 metros quadrados.

O evento — uma organização conjunta da PiT e da sua parceira 29 Graus e ainda da Câmara Municipal de Lisboa, Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) e Casa dos Animais de Lisboa (CAL) — promete ser a grande festa da família e do bem-estar animal.

Com entrada livre e horário alargado — entre as 11 e às 19 horas de sábado e domingo —, atividades não vão faltar, quer nos dois palcos instalados, quer nas propostas que vão decorrer em simultâneo na área central do recinto ou mesmo no estúdio da NiTfm, e onde vão decorrer podcasts ao vivo com convidados da festa (o ator Heitor Lourenço, a cantora Rita Guerra, o apresentador José Figueiras, todos amantes de animais, o Provedor do Animal de Lisboa, Pedro Paiva, ou o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica).

Sensibilizar para a adoção responsável

A defesa da dignidade e bem-estar animal é uma das grandes apostas da Lisboa PiT Party. Por isso, estarão presentes cerca de duas dezenas de associações que se têm destacado na defesa da causa animal. Entre elas, as duas associações que já receberam o Prémio PiT Associação do Ano, nos prémios NiT: a Associação Coração 100 Dono (2023) e a UPPA – União para a Proteção dos Animais (2024).

Em plano de destaque estará a CAL – Casa dos Animais de Lisboa, que nasceu em 2013 com o lema de “acolher e tratar com dignidade todos os animais, combater o abandono e promover a adoção segura e responsável, porque o destino final de cada animal não pode ser outro que não o da adoção”.

Às 15 horas de domingo, aliás, no recinto da Lisboa PiT Party vai decorrer a Dog Models, um desfile de animais disponíveis para adoção responsável na CAL, e que serão apresentados um a um pelos padrinhos da iniciativa, Rita Marrafa de Carvalho e José Carlos Malato.

Também a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) mostrará aos visitantes o seu valioso trabalho com mais de 40 anos na defesa da dignidade animal. No sábado, às 14 horas, haverá a Passadeira Vermelha – Cães que procuram Famílias, promovida pela LPDA. É a prova de que todos os animais merecem uma segunda oportunidade de serem felizes.

Workshops úteis e palestras pedagógicas

Ao longo dos dois dias, os visitantes vão poder seguir dicas úteis para serem melhores tutores, com os workhops práticos: “Estamos prontos para receber um pet em casa?”, “Alimentação: ração seca, húmida ou comida caseira?”, “Higiene, saúde e rotinas caseiras para os nossos pets” e o “Animal está apático e não come: quando devo ir ao veterinário?”.

As palestras “Enriquecimento Ambiental”, a cargo da Animalife, “Como a compaixão e a sustentabilidade podem salvar o mundo”, da responsabilidade da Animal Save & Care,  “O transporte de animais em viagem”, ministrada pela PATAV,  “Desafios para uma adoção bem-sucedida”, promovida pela Casa dos Animais de Lisboa,  e “A Importância do Cheque Veterinário”, desenvolvida pela Ordem dos Médicos Veterinários, trarão mais conhecimento aos visitantes durante este mega evento de fim de semana.

Com várias atividades a decorrer em simultâneo, os tutores vão poder escolher o que preferem ver, numa área de recinto ampla, com vastos corredores e circulação facilitada para um confortável usufruto do espaço em segurança. Na área central do recinto, teremos as sempre muito desejadas demonstrações. O Santuário Animal Vida Boa / DTC – Dogs&People fará, sábado e domingo, uma demonstração de obediência com cães da CAL, e vai ainda dinamizar a ação “Treinar os Tutores e não os cães”.

A Brigada Cinotécnica da PSP também estará no recinto com demonstrações aos visitantes, bem como a Polícia Florestal, para ações de sensibilização.

Música, cinema e muito divertimento

A Lisboa PiT Party é também uma festa para os mais novos. E por isso teremos cinema ao ar livre no palco 1 instalado no Jardim Vasco da Gama. Teremos dois filmes por dia, todos dobrados em Português e tendo animais como protagonistas: dois de animação ao fim da manhã e dois para toda a família ao fim da tarde. 

A zona de insufláveis será presença obrigatória para as crianças se divertirem, bem como a tenda Contador de Histórias, onde haverá livros à disposição e, tal como o nome indica, um contador de histórias sobre animais — e onde estará também o fotógrafo e defensor da causa animal Carlos Filipe, colaborador da PiT e autor dos livros “Não quero morrer aqui” e o mais recente “Diários dos que Ninguém Quer”, que estará à venda no local, e que parte das receitas reverte para a Animalife.

Pinturas faciais, cenários instagramáveis para tirar fotos, o Espaço Quinta Pedagógica dos Olivais e a Tenda das Crianças, dinamizada pela Câmara Municipal e CAL, com os jogos “Letras Cores e Sabores”, “Plantas e Bichos” ,”ODS -Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”,  “Patrulha Bicho – Aqui há gato,”  “Bobi já está em Casa” e “Pegadas dos Animais”, prometem muita animação.

Haverá ainda momentos de dança e música para os visitantes.

Mercadinho para os animais

E se a festa é de toda a família, mas especialmente dedicada aos patudos, não poderiam faltar o Mercadinho PiT, um conjunto de micro e pequenas empresas, cujos negócios, muitas vezes individuais, são exclusivamente dedicados aos animais. Roupa, camas, trelas, bandanas, biscoitos e comida, almofadas e todo o tipo de acessórios vão estar presentes na área comercial da Lisboa PiT Party, que procura promover os pequenos negócios pet friendly, incentivando o empreendedorismo e contribuindo para a economia familiar.

Carregue na galeria e veja alguns dos animais que estão disponíveis na PiTmatch, a plataforma de adoção responsável da PiT.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT