Já começa a cheirar a Natal e, com ele, chega também mais chuva e frio. Se é daqueles tutores que não se esquece de deixar no sapatinho um presente para o patudo lá de casa, que tal optar por uma capa cheia de estilo, confortável e quentinha? Soa bem, não soa? Ao seu cão vai soar ainda melhor quando o vestir com ela na noite de consoada.
As capas em microseda, com pelo de ovelha e gola canelada ao estilo real, devem à Shiva a sua existência. A dona desta Bulldog Francês de cinco anos começou por criar as capas para a sua amiga de quatro patas, mas os elogios começaram a ser tantos que Sandra Cristina decidiu avançar com um projeto profissional. E assim nasceu a Lojinha da Shiva.
A história por detrás da sua criação é curiosa. “O projeto, sem ser ainda projeto, começou há quatro anos, quando eu e o meu companheiro fomos buscar a Shivocas”, conta Sandra Cristina à PiT.
Sandra, de 34 anos, vive em Portalegre, no Alto Alentejo, e teve dificuldades em encontrar roupa que se ajustassem bem ao corpo da sua cadela. “Não encontrava nada que lhe servisse, devido ao corpo desengonçado que os Frenchies têm”.
Foi então que decidiu meter mãos à obra. “Como durante o dia estou numa loja de costura, acabei por juntar o meu dia a dia normal ao meu gosto por cachorros e criei algumas peças para ela. Fui partilhando o nosso dia a dia com a menina, como muitos fazem, e algumas pessoas perguntavam onde é que tinha adquirido certos e determinados produtos. Eu fui respondendo que era eu que fazia, até que o criador da Shiva me disse: ‘Cria uma loja online e divulga. Vais ver que há muita gente que procura coisinhas assim e não encontra, porque não há’. E foi assim que tudo começou”.
Os primeiros produtos da Lojinha da Shiva
Primeiro foram as bolsinhas dos documentos. “Andava sempre com os papéis espalhados. Já que tenho uma máquina de bordar, fiz uma bolsinha para guardar a papelada da menina – boletim das vacinas, o papel do chip, o papel da junta de freguesia, comprimidos para enjoo nas viagens… essas coisinhas”, explica Sandra. “E já que ia criar uma ‘loja, sem saber se dava em alguma coisa, investi em chapinhas de identificação, para não ter só as bolsas”, acrescenta.
Estavam assim criados os dois primeiros produtos. “Mais tarde comecei a bordar os cintos de segurança com o nome. Depois comecei a confecionar as capinhas microseda com pelinho de ovelha por dentro, que fazemos por medida para todos os tamanhos e raças”, diz à PiT.
Sandra fala no plural porque “sem as costureiras com quem trabalho diariamente, nada disto seria possível”. “São elas que fazem a verdadeira magia. Eu ajudo, corto, oriento tudo, mas são elas que montam e tratam de tudo”. E foi com as capinhas que o seu projeto deu um verdadeiro salto, com muitos clientes apaixonados pelo estilo invulgar destes agasalhos de inverno.
“Fui divulgando nos grupos dos Bulldogs, porque lá estava mais à vontade com a raça. E já que era tão difícil arranjar roupa para eles, pois ou fica grande no corpo e pequeno no pescoço ou vice versa, comecei por aí”.
As capas da realeza de quatro patas
As capas – e também há para a chuva – são feitas por medida, “seja para cães pequeninos como os Chihuahuas, seja para grandes como o Cane Corso”. Pode adquiri-los contactando a Sandra na página da Lojinha da Shiva, para fornecer as medidas e acertar os pormenores do envio”.
Cereja no topo do bolo: os preços são muito acessíveis. “Este ano optei por ter dois preços de capas. Para as raças pequenas (até 30cm de comprimento) custam 12€ e para as grandes (a partir dos 30cm de comprimento) custam 15€”, diz Sandra.
“O cliente fornece-me a medida do pescoço, barriga e comprimento e nós fazemos a magia com a capa quentinha e a gola estilo Queen/King”, explica Sandra com um sorriso rasgado.. “As nossas primeiras capas eram muito básicas, hoje em dia olho para elas e tenho orgulho nos pequenos pormenores. É o que os meus vestem, eles testam sempre quando há alguma ideia maluca – e se aprovarem, certamente que os meus clientes patudos vão aprovar também”.
Este não é o meio de subsistência de Sandra – “tenho um trabalho e isto funciona como um hobby/part-time” –, mas é algo que a preenche grandemente. “Sinceramente, o tempo foi passando, as pessoas iam-me pedindo se fazia isto ou aquilo e eu fui-me adaptando e fazendo experiências. Nunca pensei que a Lojinha da Shiva se tornasse em algo movimentado e com sucesso”, conta.
“A ideia inicial era fazer umas vendinhas para ajudar a pagar as consultas da Shiva no vet, rações, tudo o que a implicasse a ela. Esta raça é problemática, tem tendência a ter muitos problemas de saúde, pelo que a finalidade era fazer um mealheiro para a Shiva”, salienta Sandra.
Lojinha da Shiva ajuda animais que precisam
Hoje em dia, “já tenho o mealheiro dela feito, caso haja algum percalço. E também o do Pierre”. Sandra refere-se “ao seu mais novo”, o Pierre Bartolinho, também ele Bulldog Francês, que chegou à família há cerca de dois anos. E com ele vieram novas cores. “Comecei a ter um leque de ofertas diferentes. O mundo da Shiva era todo rosa (risos) e as clientes que tinham machos queixavam-se muito por ser tudo dessa cor. Então aí comecei a apresentar os azuis, os cinzas, os super heróis nas coleiras… Mais diversidade”.
Assim, Sandra juntou o útil ao agradável. “Comprar roupa para ela em qualquer lado era sempre um stress. Tem uma cabecinha de alfinete e um lombo que parece uma chouriça.. Já ele é o contrário: largo de pescoço e um rabo pequenino (risos). Então prefiro ser ‘eu’ a fazer”.
Além dos mealheiros dos seus dois cães, Sandra apoia outros animais que precisam. “Ajudo algumas instituições com o que ganho na loja e também pessoas particulares que têm estes cachorros desta e de outras raças e que necessitam de ajuda monetária.
A Lojinha da Shiva não se fica por aqui. Entretanto já vieram as trelas e também as coleiras – que lançou no início deste ano. “E é esta a história da Lojinha. Fui crescendo com os meus clientes e eles também me vão dando sugestões”, diz. Ideias não lhe faltam. E, como vê, tem muito por onde escolher para presentear o seu cão neste Natal.
Percorra a galeria para conhecer as peças que pode encomendar na Lojinha da Shiva.