Família

Manjerico está doente. O boi que andava com o dono às costas pode ter sido envenenado

O boi mais mediático de Portugal mal come e adora estar deitado. "O veterinário diz que nunca viu nada assim", diz o tutor.
Manjerico tinha sete anos.

Não é só conhecido na Lourinhã (Leiria), onde carrega a vida do seu tutor, Mário Baltazar, 74 anos, às costas pelas praias e pelo kartódromo. Manjerico é adorado pelo país inteiro, e, nos últimos dias, tem recebido milhares de mensagens a desejar as suas melhoras.

“Tenho uma notícia triste para dar. O Manjerico está muito doente”, escreveu o seu tutor. Através de uma fotografia que publicou no Facebook, é possível ver o boi com 1.170 quilos deitado e com um ar muito em baixo: “O veterinário, que já é uma pessoa experiente, diz que nunca viu nada assim e que isto está muito complicado”, conta à PiT Mário Baltazar.

Há cerca de três dias, Manjerico perdeu o apetite e mal se conseguia levantar, escolhendo ficar sempre deitado. Quando o seu dono, que o adotou em 2015, depois de uma viagem ao Brasil, onde veio com o sonho de criar bois, decidiu chamar o médico, ele disse que estava com um problema nas articulações: “Mas não, porque o problema das articulações devia-se a estar deitado o dia todo. E ele estava com sangue nas fezes e com falta de apetite”.

Mário Baltazar tem outras teorias: “Eu acho que foi envenenado”, admite. A verdade é que toda a gente conhece o boi, e o seu dono já teve más experiências relacionadas a “vinganças”: “Já me roubaram um boi”.

Há uns meses, o dono de Manjerico foi diagnosticado com um fibrose pulmonar: “O pulmão está a avariar. Dentro de algum tempo vai-me matar”, diz. E o boi carregava a sua doença às costas, com a mochila de oxigénio que levava. Agora, já nem em condições para isto está: “Ando muito triste. Além de estar pior, tudo isto me causa muita dor. A janela do meu quarto é virada para a casa do Manjerico e estou sempre e ver se ele se levanta”.

Mário não deixa de recordar a vivacidade do boi que já conquistou diversos portugueses, e que se preocupam muito com ele. Aliás, foi devido a eles que publicou um vídeo com o Manjerico de pé a dizer que estava melhor.

O dono relembra ainda um dos rostos conhecidos da televisão, que preocupar-se-ia imenso com o estado do boi se soubesse: “Se o João Baião soubesse que o Manjerico está doente, já cá tinha vindo. Ele já me chegou a ligar só para falar do boi”.

Carregue na galeria para ver alguns momentos de Manjerico com o seu dono.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT