A Doggato, empresa portuguesa de bem-estar animal, lançada no Norte em 2016, agora chama-se Doggato Animal Nutrition, na sequência da fusão com a marca francesa Animal Nutricion. Com esta operação, a empresa portuguesa, que que comercializa mais de 60 marcas de alimentação e todos os produtos e acessórios imprescindíveis para gosta de cães, gatos ou outros pets, vai entrar no marcado francês
“Vamos ter uma política comercial comum em Portugal e França, para conseguirmos de forma mais eficaz trabalharmos os dois mercados”, explica João Pinto, sócio-gerente da Doggato.
A ideia já estava a germinar há dois anos, com reuniões regulares, “durante a pandemia”, mas só se concretizou no início deste ano. “Temos poucos dias de trabalho comum, ainda é cedo para tirar conclusões, mas os primeiros sinais são muito positivos”.
A ocasião foi tudo, até porque o sonho de internacionalização da Doggato era algo que “não estava previsto, pelo menos para já”. “Não se pode dizer que fosse um sonho antigo, mas com este parceiro francês, com quem já trabalhávamos regularmente há algum tempo, surgiu a oportunidade de uma entrada mais séria no mercado internacional, e achávamos que fazia sentido.”
Em Portugal as coisas “estão a correr muito bem”. “Temos registado um grande crescimento, sobretudo nas nossas marcas próprias de alimentação, uma das nossas grandes apostas”, afirma o sócio-gerente da marca nortenha.
E isso é consequência, “não só da qualidade das marcas próprias Doggato”, como também, da inflação que se regista desde o verão. “Os preços das grandes marcas comerciais têm aumentado mês após mês. Em alguns casos, já estamos com diferenças de 7, 8, 9 euros por saco em relação ao que se verificava no verão. Portanto, é natural que os clientes procurem alternativas”.
João Pinto garante que a Doggato “é a única marca no mercado que produz ração de cão e ração de gato que entrega diretamente ao cliente final. Com isso conseguimos manter a qualidade e diminuir o preço, porque não temos intermediários com as suas margens de lucro. As grandes marcas internacionais que todos conhecemos têm sempre três ou quatro intermediários: o distribuidor ibérico, o distribuidor nacional e a loja, antes de chegar ao cliente. E que paga as comissões destes intermediários? Naturalmente, o consumidor final, que vês esses valores sempre acrescentados ao preço de custo da ração”.
No caso da Doggato, “isso não acontece”. “Temos a fábrica, produzimos e enviamos para o cliente. E com essa rapidez de processos, estamos a poupar cerca de 20% do custo”. Por isso, o empresário reconhece que 2022, quando a inflação disparou, foi um ano de “grande crescimento para a marca própria da Doggato”.
Com esta fusão, a nova designação e posicionamento passa a ter dois sites disponíveis em português: o tradicional doggato.pt, em que os cliente podem continuar a comprar tudo, de alimentação e suplementos, a acessórios, areia para o gato e brinquedos, e o novo animalnutrition.pt, dedicado apenas à marca própria de ração, que tem já uma ampla gama.