Pablo, o adorado patudo de 13 anos da atriz Paula Neves, morreu. A notícia foi partilhada pela própria tutora esta terça-feira, 1 de julho, através da sua página de Instagram, onde publicou uma imagem a preto e branco do cão, com o seu nome, um coração preto, e a mensagem “2012-2025” — os anos em que o Schnauzer Miniatura viveu. A descrição da publicação consiste na mensagem “descansa em paz meu amor”.
A atriz de 47 anos compartilhou ainda um vídeo do cão a uivar numa outra publicação. “Por vezes os cães uivam quando faltam elementos na matilha. A nossa matilha ficou com menos um. Junto-me a ti meu cão, até estarmos reunidos outra vez. Auuuuuuuuuuuuuuuuuuu Auuuuuuuu”, escreveu.
Em maio deste ano, a atriz do elenco de novelas como “Cacau” e “A Única Mulher” tinha celebrado o 13.º aniversário de Pablo, avançando ainda que o patudo estava doente com problemas cardíacos há já algum tempo e que a família não esperava que chegasse até esta idade. Contudo, a atriz não esclareceu se terão sido estas as questões que provocaram a morte de Pablo.
Ver esta publicação no Instagram
Paula Neves é uma defensora dos animais
A atriz é uma reconhecida defensora dos direitos dos animais. Teve três gatos – Sara, Inês e Miguel – e tinha os patudos Pablo e Mia, da raça Schnauzer miniatura. Apesar de já não ter felinos, não se esquece dos que não têm um lar – e nem as críticas de vizinhos a demovem de os ajudar – e vai criando abrigos para os gatos e pássaros que surgem no exterior da sua casa.
Paula e o marido, o psicólogo Ricardo Duarte, mudaram-se em 2022 para uma propriedade no campo, nas Azenhas do Mar, em Sintra, e é lá que a atriz tem construído os seus ninhos de amor para os animais que por ali procuram refúgio, conforto e comida.
A inesquecível “Trinca-espinhas” da telenovela “Anjo Selvagem”, da TVI, entre muitas outras personagens marcantes às quais deu vida, integra o elenco da atual telenovela “A Protegida, da estação de Queluz, bem como da série “Vizinhos para Sempre”, e continua a encantar os seus seguidores com a ternura que tem pelos animais.
Em novembro de 2023, Paula Neves foi uma das convidadas do PiT Stop, o podcast da PiT em que os animais de figuras públicas são os protagonistas, e elogiou o trabalho das associações de defesa animal, dizendo também não apoiar circos nem touradas, já que é contra “entretenimentos que implicam o sofrimento animal”.
Percorra a galeria para ver algumas fotos dos pets da vida de Paula Neves e Ricardo Duarte.