Família

Morreu Tobias, o coelho sénior abandonado em Santarém

O pequeno foi salvo por Joana, que o encontrou sozinho num terreno. Viveu cerca de seis meses com a família antes de partir.
Viveu meses felizes.

Tobias partiu da mesma forma que chegou: inesperadamente. O coelho sénior resgatado por Joana Vieira no fim do ano passado morreu este fim de semana, após viver cerca de seis meses ao lado da atriz, da sua filha de três anos, Amália, e do cão Balu. Estima-se que tinha cerca de sete anos e desde o seu resgate, já tinha sido operado várias vezes. 

“Hoje o céu brilha mais. Conta contigo a saltitar atrás de maçã! Da mesma forma inesperada que te resgatei num domingo, hoje foste sem aviso e sem tempo de mais um beijo”, partilhou Joana. “Para alguém não foste suficiente, e por isso, abandonaram-te à sorte. Mal eles sabiam que essa sorte foi esta família que te deu todo o amor que tinha e que está a sofrer sem ti, mesmo sabendo que isto podia acontecer devido a tudo o que sofreste até aqui chegar”.

O coelho foi encontrado pela família durante um passeio num terreno em Santarém quando Joana e Amália estavam a apanhar pinhas. Naquele dia, a amante de animais não ficou indiferente e decidiu levá-lo para casa. Contudo, pouco tempo depois, quando Tobias deixou de comer, a nova tutora decidiu levá-lo ao veterinário — lá, descobriu que ele tinha uma fratura grave no maxilar inferior que acabou por fazer com que os seus dentes crescessem em direção à língua, causando várias infeções.

“A médica acredita que o trauma foi obra humana, infelizmente”, lamentou à PiT na altura. O velhote acabou por ter uma das orelhas amputadas e já não tinha a grande maioria dos dentes. Apesar da despedida não ter sido fácil, a família é grata pelo tempo que conseguiu passar ao lado de Tobuas, a oferecer-lhe tudo aquilo que não teve nos seus últimos anos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joana Vieira (@joana_s_vieira)

Foste um guerreiro, um brincalhão, uma alegria, uma verdadeira força da natureza. Moveste muita gente que te ajudou a ter mais dias comigo…a elas um muito obrigada“, agradeceu. “Mas acima de tudo deste-me o que muitos humanos não foram capazes: amor sem pedir nada em troca. Espero ter retribuído e espero que agora estejas em paz sabendo que nos fazes falta”.

O coelho foi sempre grato por aqueles que o salvaram e Joana descrevia-o como “sossegado e super amoroso”. A atriz tem partilhado o caso do companheiro nas redes sociais para sensibilizar a população sobre o abandono: “Acredito que temos de responsabilizar as pessoas por este tipo de atitude”, sublinhou. “Os animais não são brinquedos. Até um dia, meu doce Tobias”, acrescentou no Instagram. 

A seguir, carregue na galeria para recordar a vida de Tobias. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT