Viajar de carro com o seu cão exige algumas regras de segurança, mas também alguns truques que podem tornar a viagem muito mais tranquila para si e para o seu animal de companhia. Em primeiro lugar, sempre que viaja com o seu cão ou gato, deve garantir que a segurança e a condução não são prejudicadas. Assim, os animais não podem viajar à solta no carro. Caso contrário, pode ser multado com uma coima entre os 60€ e os 600€.
Existem três opções para um transporte seguro do seu animal.
Cinto de segurança
É obrigatório por lei paras os casos em que não há caixa transportadoras ou grelha divisória. O cinto de segurança pode ser uma boa opção em viagens mais longas, pois evita que o cão ou gato fique limitado ao espaço da caixa transportadora durante muito tempo. Trata-se de um mecanismo que prende o peitoral ou a coleira do animal ao cinto de segurança do carro.
Caixa transportadora
A caixa transportadora protege o seu cão ou gato em viagem, mas também o pode defender em caso de acidente. A escolha da melhor caixa depende do peso e do tamanho do animal.
Rede ou grelha divisória
A rede ou grelha divisória é utilizada apenas para cães. Implica colocar a rede ou a grelha entre os bancos traseiros e a bagageira, de forma a evitar que o animal seja projetado para a frente. É uma boa alternativa para quem tem cães de grande porte, pode ser uma boa alternativa, pois estes exigem mais espaço.
Mesmo cumpridas todas as regras de segurança, muitos animais não gostam de viajar de carro e podem mesmo sentir stress, ansiedade e indisposição. Para diminuir estes sintomas e tornar a viagem do seu cão ou gato mais tranquila, deve ainda seguir algumas sugestões: alimentar o seu animal três a quatro horas antes da viagem para evitar enjoos; dar um passeio com o seu cão antes da viagem permite que ele fique mais tranquilo; não ter o volume da música muito elevado ou a temperatura do carro muito alta; levar um brinquedo ou uma manta do seu animal; fazer breves paragens de duas em duas horas.