De certeza que já ficou curioso com os visuais das exposições caninas e felinas. Pode parecer fútil, mas o grooming não é apenas uma paixão para os amantes de estética e concursos de beleza pois, além do aspeto visual do seu animal de companhia, traz diversos benefícios para a saúde do animal.
Apesar do grooming ter crescido e ganhado mais espaço nas discussões animais, ainda é vítima de estereótipos. Claro que envolve sobretudo a estética calina e felina, mas um bom profissional conjuga-o sempre com o bem-estar do animal. Pelo menos, é isso que Filipe Costa defende.
“A higiene de um ser que vive connosco deve ser equivalente à nossa higiene. É importante que as pessoas tenham a noção que, a partir do momento que adquirem ou adotam um animal, existe mais um membro que deve ser tratado como o resto da família, com o mesmo respeito e a mesma dignidade”, começa por explicar o groomer (cabeleireiro de cães) de 56 anos.
Filipe é groomer desde 1987, é formador da Artero Academy e selecionador nacional da Groom Team Portugal. Já ganhou inúmeros prémios no mercado do grooming e participa e organiza diversos congressos, workshops e seminários sobre a arte do grooming a nível nacional e internacional.
Pode parecer um trabalho simples, e até divertido, mas a verdade é que para além de ser necessário um conhecimento profundo sobre técnicas de corte e lavagem, um pet groomer é um especialista em todas as raças de cães e gatos, pois cada animal tem especificidades que requerem técnicas diferentes, que garantem a sua própria segurança. Ou seja, ao mantermos o patudo limpo e com o pelo tratado, é possível prevenir a acumulação de bactérias e fungos.
Filipe acredita que é necessário ganhar a confiança dos animais e os seus donos na hora do corte e banho e é por isso que, depois de alguns anos de experiência, decidiu que estava na hora de abrir um salão para cães. O Top Grooming do Porto abriu a 8 de setembro, domingo, e distingue-se dos espaços existentes no concelho, devido a uma particularidade que faz a diferença na hora do serviço: um estacionamento privado para os clientes.
A nova loja junta-se a uma alargada lista de franquias espalhadas pelo País que Filipe detém com a sua marca Top Grooming. O objetivo é ensinar e elevar a arte do grooming em Portugal mas, acima de tudo, garantir a proximidade com o maior número de clientes, em especial, animais.
As cores do espaço seguem o design da marca, preto e laranja, contudo, cria-se um espaço agradável, intimista e clean. O salão é amplo e conta com diversos balcões individuais onde, em simultâneo, podem ser atendidos até cinco cães ou gatos.
O Top Grooming by Filipe Costa quer desmistificar algumas crenças à volta do pet grooming, daí que o salão conte com uma gigante montra de vidro, que permite uma total visibilidade do serviço ao cliente. “O cliente pode sempre acompanhar o serviço que está a ser realizado ao seu patudo a partir deste vidro, o que transmite uma maior confiança e segurança no nosso trabalho”, defende.
Filipe e a sua equipa tratam de toda a higiene e beleza dos animais de companhia, desde um simples corte de unhas (5€), até a um stripping (técnica de corte utilizada em cães de pelo duro) mais demorado como, por exemplo, o que seria feito a um cão de raça Airedale Terrier (100€). Ao contrário do que muitos salões praticam, aqui o preço não é definido pelo peso do animal, mas sim pelo tempo e dificuldade do serviço.
O próprio espaço torna-se numa autêntica academia ao vivo, onde os clientes ficam a conhecer mais sobre os hábitos e cuidados de higiene que devem ter em conta quando se tem um ser de quatro patas em casa. Filipe explicou-nos alguns: “Na minha opinião, o cão deve tomar banho sempre que está sujo. Se for necessário um banho por semana, tudo bem, desde que se tenha em conta a qualidade dos produtos utilizados. A secagem é o mais importante, pois se o animal não ficar bem seco, passados dois dias, estará a cheirar mal”.
O mesmo conselho se aplica aos gatos, mesmo que sejam animais que, por norma, não são amantes de água. Contudo, dependerá sempre do hábito a que sejam submetidos em casa. “Se for muito difícil, existem produtos que permitem fazer uma limpeza a seco, o resultado não será o mesmo que o banho, mas é satisfatório”, explica. O corte de unhas deverá também ser feito com alguma regularidade, para não dificultar o próprio andamento do animal — e para o dono ou outra pessoa próxima ao animal, não levar alguns arranhões.
Por outro lado, a escovagem é a manutenção mais fácil que o dono pode sempre fazer em casa pelo seu animal. O especialista em pet grooming aconselha a que cães e gatos sejam escovados, pelo menos duas vezes por semana, sendo que a assiduidade pode aumentar dependendo do tipo de pelo do animal. Recorde-se que, quanto mais escovar, menos pelos os animais largam pela casa.
No Top Grooming encontra uma equipa de profissionais qualificados e ensinados por Filipe para tomar conta do ritual de beleza que o seu animal de estimação merece. O ideal é que os animais sejam, desde cedo, habituados a serem manuseados e a socializar para facilitar o trabalho dos profissionais. Caso não tenha esse tipo de treino, não se preocupe, existem soluções.
“Quando os animais são mais desconfiados, temos de ganhar a confiança deles, com reforço positivo e muito carinho. Podem acontecer acidentes em todas as profissões, mas é fundamental estarmos conscientes do trabalho que estamos a fazer, como manter o animal preso quando está a ser manuseado e ter porta de segurança para evitar fugas. Com toda esta transparência, ganhamos a confiança dos animais e dos seus donos”, conclui.
No salão pode ainda encontrar alguns produtos à venda para complementar o cuidado e higiene do seu patudo em casa, como champôs e escovas. A estação de metro dos Combatentes fica próxima do novo Top Grooming by Filipe Costa.
Em Vila Nova de Gaia, Ana Palha, antiga aluna de Filipe, também abriu o próprio espaço de grooming. De seguida, carregue na galeria para conhecer o espaço e alguns clientes satisfeitos.