Família

No Refúgio das Carquejas a tranquilidade é garantida e os animais não ficam para trás

O local no Norte não cobra mais pela estadia de cães e gatos, e garante acesso a trilhos, miradouros e gastronomia local.
Um refúgio na natureza.

As viagens durante as férias de verão são programadas conforme os interesses pessoais: há quem prefira desportos radicais, quem procure locais históricos e uma cultura imersiva, quem queira conhecer uma realidade completamente diferente, e há ainda quem procure apenas um retiro no meio da natureza, longe da confusão e das responsabilidades. O Refúgio das Carquejas oferece esta última possibilidade, sobretudo para quem faz questão de incluir os patudos nos planos, sem que tenha de pagar mais por isso.

O alojamento fica no Barreiro, a aldeia com mais altitude do Parque Natural do Alvão, no norte do País. O local promete uma experiência imersiva entre a natureza e a tradição da zona, oferecendo acesso a diferentes atividades, cascatas, vida animal, gastronomia tradicional e paisagens únicas. 

O espaço exterior do Refúgio das Carquejas inclui um alpendre, um jardim, uma horta biológica, átrio e piscinas circulares — que os proprietários alertam não servirem para saltos, mas sim para relaxar. A partir do local são acessíveis vários trilhos, miradouros, atividades na natureza, e tascas tradicionais. As Fisgas de Ermelo são uma das áreas de destaque, consistindo em cascatas naturais no rio Orlo, com vários caminhos pedestres no meio da floresta.

O Parque Natural do Alvão, que contém a propriedade, é o parque natural mais pequeno do país, com uma área de cerca de 72 metros quadrados, por onde se distribui uma paisagem granítica a elevada altitude, e de xisto na zona mais baixa. O local é a casa de várias espécies ameaçadas, como lobos, morcegos, a águia-cobreira, e o falcão-peregrino.

O alojamento conta com duas casas — a Casa da Mimosa e a Casa das Giestas. Ambas têm capacidade para dois adultos e dois miúdos, com uma cama de casal e um sofá-cama em cada uma. Incluem ainda cozinhas totalmente equipadas, casas de banho privadas, e áreas com piscina.

O Refúgio das Carquejas recebe patudos, sejam cães ou gatos, sem que os tutores tenham de pagar taxas extra. Também não existe qualquer limite de peso por animal, e são disponibilizados comedouros e bebedouros. A única restrição diz respeito ao tempo que estes podem passar sozinhos nos quartos, que não pode exceder as três horas.

As reservas podem ser feitas online, a partir dos 80 euros durante o verão.

Carregue na galeria para conhecer o espaço no norte.

Este artigo foi publicado originalmente no Pet Friendly Portugal e está ao abrigo da parceria editorial entre a PiT e o projeto criado pela travel designer Maria João Pavão Serra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT