Filipe Pimenta começou a escrever a história do Cerquido by Nhôme em 2015, com a abertura da primeira (de muitas casas). O empresário de 49 anos sempre gostou muito do “campo, da ruralidade e da montanha” e tinha um orgulho enorme das tradições e costumes da região onde nasceu: o Alto Minho. Queria, acima de tudo, preservá-las.
Jamais imaginou aventurar-se num projeto turístico, até ver pela primeira vez o local onde hoje se situa o empreendimento, no coração da Serra d’Arga. “Apaixonei-me pelo lugar, pela vista fantástica e por toda a ruralidade, conta. Aos poucos, foi começando a construir uma espécie de aldeia em Cerquido, em Ponte de Lima.
O primeiro alojamento inaugurado neste turismo rural foi a Casa da Serra, em 2015, um T2 sem qualquer outra estrutura de apoio. Esta foi o mote para tudo o que viria depois. Mais tardem, surgiram bungalows de madeira — um deles com piscina interior e outro com jacuzzi — e, em 2019, abriu ao público outras quatro unidades de alojamento.
Agora, o turismo rural prepara-se para inaugurar mais um novo capítulo da história, com um conceito inovador: casas construídas dentro de ruínas seculares. Além disso, os companheiros de quatro patas dos hóspedes podem aproveitar cada segundo das férias ao lado dos tutores. Ali, encontram-se com outros animais, como ovelhas, cavalos e cães pastores.
“Nas casas anteriores não foi possível aproveitar as ruínas, estavam completamente destruídas, mas ao longo dos anos fui comprando algumas, com mais de 300 anos, que estamos agora a recuperar com o máximo cuidado”, revela o responsável.
Para Filipe Pimenta, dar uma nova vida às ruínas torna o projeto “ainda mais verdadeiro”. “É o que me faz realmente feliz, recuperar a história, a cultura, os costumes e preservar este património único”, sublinha. As novas casas do Cerquido by Nhôme brotam do interior de ruínas seculares, preservando intacta a estrutura original, mas com “traços de design e conforto que nos transportam para a atualidade”.
Tal como aconteceu com as unidades anteriores, a responsável pelo projeto arquitetónico singular é a arquitetura Teresa Aroso. As paredes, cuidadosamente restauradas, preservam os musgos centenários e os líquenes que se renovam a cada estação.
“Apesar do exterior ter centenas de anos, nada disso é notório quando se entra lá dentro, onde nasce uma nova casa, com todo o conforto”, descreve. Mais do que um alojamento, é um “tributo à história da aldeia”.
View this post on Instagram
A primeira destas novas casas — serão cerca de dez no total — foi inaugurada em dezembro. Chama-se Casa dos Pátios e todas as paredes foram consolidadas e mantidas, pedra pousada sobre pedra. Discreto e simplista, com tons quentes e terrosos que refletem o ambiente circundante, o espaço dispõe de três quartos com casas de banho, todos com pequenos pátios privados, que deram o nome à casa.
Além dos quartos, o alojamento oferece uma área combinada de estar, jantar e cozinha, com uma grande porta de correr e acesso direto ao deck. É lá que se encontra a piscina privativa.
Esta nova casa fica a cerca de 600 metros das áreas comuns do Cerquido by NHôme, como a piscina interior e o jacuzzi, bem como a piscina com vista panorâmica sobre o Vale do Lima, construída entre as rochas salientes da encosta. Sob a piscina existe ainda um jacuzzi de cromoterapia que está à disposição dos hóspedes.
Em abril deverão ser inauguradas mais duas casas, mas estas não são as únicas novidades do turismo rural. Em breve, irá expandir a sua oferta com a construção de uma mercearia de aldeia.
“A ideia surge para dar um maior apoio aos hóspedes, vendendo bens de primeira necessidade e produtos da terra. Vamos trabalhar essencialmente com agricultores da região e as pessoas da terra terão direito a um cartão com descontos”, explica.
As obras da mercearia arrancaram no final de janeiro e o objetivo é que fique concluída ainda este ano. “Vamos chamá-la de Benda, que era como as pessoas aqui do Minho costumavam chamar às mercearias”, sublinha.
Atualmente, é possível ficar hospedado numa das dez casas do Cerquido. Os valores da mais recente, a Casa dos Pátios, rondam os 260€ por noite. As reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para conhecer melhor a nova casa e as outras áreas comuns do turismo rural.