Maggie Smith, a aclamada atriz britânica que ficou conhecida por “Harry Potter” e “Downton Abbey”, morreu esta sexta-feira, 27 de setembro, aos 89 anos. A notícia foi avançada pela sua família num comunicado citado pela BBC. Os filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, garantiram que a mãe “morreu pacificamente esta manhã num hospital, rodeada pelos seus familiares e amigos”.
A eterna professora Minerva McGonagall, que se transformava num gato em “Harry Potter”, não era uma cat lover apenas no cinema. Na vida real, Maggie Smith demonstrou o seu amor pelos felinos várias vezes durante a vida — apesar de não ser publicamente conhecido se tinha, de facto, animais de companhia em casa.
Em 2012, participou do evento “Celebrity Paws”, organizado anualmente pela Cats Protection, a maior associação de resgate de gatos no Reino Unido, para ajudar animais vadios e aqueles à procura de um lar.
Na altura, fez um desenho da própria mão que foi posteriormente leiloado por centenas de libras esterlinas no site da associação juntamente com os de vários outros artistas — muitos deles eram seus colegas da série “Downton Abbey”, como os atores Hugh Bonneville e Phyllis Logan.
“Estamos muito gratos por estes desenhos maravilhosos que estas celebridades ocupadas gentilmente nos ofereceram”, agradeceu Kate Bunting, porta-voz da Cats Protection, na altura. Anualmente, o grupo de resgate que foi apoiado por Maggie Smith ajuda mais de 245 mil gatos.
@screenoffscript Maggie Smith on the impact of Harry Potter 🧙♀️ #HarryPotter #MaggieSmith #GrahamNorton #TalkShow #Potterhead (via @The Graham Norton Show ♬ original sound – Screen Off Script
Adorava ver memes dos animais nos bastidores de “Downton Abbey”
Em 1987, Smith foi a protagonista da peça de teatro “Lettice and Lovage”, escrita por Peter Shaffer especificamente para a atriz. Na obra que a fez conquistar um prémio Tony, a maior distinção no universo do teatro, interpretava a guia turística Lettice Douffet, que muitas vezes carregava um gato ao colo.
A história seguia o dia a dia de Lettice, que adorava embelezar a história por detrás de uma casa de campo inglesa. A personagem de Maggie Smith era constantemente confrontada por Lovage, um empregado da propriedade que se preocupava mais com os factos do que pelas histórias contadas pela guia.
Apesar de nunca ter criado qualquer página nas redes sociais, Maggie Smith também não resistia aos vídeos engraçados dos animais. Em declarações à revista “Parade”, a atriz Michelle Suzanne Dockery, que interpretava Lady Mary em “Downton Abbey”, partilhou que com a ajuda de outra colega, Laura Carmichael, passava várias horas a juntar fotografias e vídeos cómicos de gatos para mostrar à estrela vencedora de dois Óscares.
“Ela não tem redes sociais, por isso a Laura e eu encontrávamos memes engraçados de gatos e mostrávamos à Maggie no trabalho”, disse Michelle Dockery Carmichael, acrescentando que gravava fotografias para Smith no telemóvel. “Tinha um ficheiro chamado ‘Fotos para a Maggie’ de vários gatos da Internet a fazerem coisas parvas para a fazer rir.”
De seguida, carregue na galeria para recordar alguns momentos da atriz.