A cidade de Los Angeles, na Califórnia, EUA, está em estado de emergência desde esta quarta-feira, 8 de janeiro, após incêndios descontrolados consumirem a região. Um vídeo que rapidamente se tornou viral no X (antigo Twitter) mostra o momento em que dois homens e um cão são cercados pelo fogo.
A família estava em casa quando rapidamente se apercebeu que não tinha para onde fugir. No vídeo, é possível ver as chamas a cercar toda a propriedade. A certa altura, um dos homens filma o cão, da raça Labrador, e diz-lhe “Vais ficar bem, okay?”.
O momento sufocante foi partilhado no X pelo utilizador Kevin Dalton e terá acontecido no bairro de Pacific Palisades. “Fui informado de que estão todos bem e conseguiram evacua o lugar”, acrescentou Kevin horas depois de ter partilhado o vídeo.
Nightmare Fuel
Two men and a dog trapped in a home surrounded by the Palisades fire. pic.twitter.com/YDCkFmLNbH— Kevin Dalton (@TheKevinDalton) January 8, 2025
Milhares de pessoas já tiveram de deixar as suas casas, incluindo a socialite Paris Hilton, a atriz Mandy Moore, da série “This Is Us”, e o ator Mark Hamill, o Luke Skywalker de “Star Wars”. “Conseguimos sair e estamos seguros com os miúdos, os nossos cães e gatos. Estamos a orar pelas pessoas que estão na linha da frente”, escreveu a atriz nos stories do Instagram.
Várias associações de resgate animal foram também evacuadas. Os Bombeiros de Los Angeles partilharam que foram construídos abrigos temporários para acolher animais de pequeno e grande porte em regiões seguras. Há ainda relatos de pessoas que soltaram os seus cavalos, para tentar salvá-los de uma possível tragédia.
A comediante Whitney Cummings também decidiu deixar a cidade com o seu bebé, apesar de a sua quinta, onde tem vários animais resgatados, não ter sido afetada. “Para todas as pessoas que têm cavalos em Los Angeles, escrevam nos corpos deles o seu nome, contacto e morada. Se algum deles se perder e for encontrado, as pessoas saberão o que fazer para os devolver”, aconselhou no Instagram.
Os fogos terão começado na terça-feira, 7 de janeiro, e ganharam força devido ao vento forte que chegou a atingir 159 quilómetros por hora, segundo avançaram os medias locais. Além disso, mais de 200 mil residentes ficaram sem luz, de acordo com o site PowerOutage.us.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre os incêndios que deflagraram em Los Angeles.