Depois de mais de uma década ligado à restauração, em projetos como o Sauvage (no Campo Pequeno e no CCB) ou o Altravolta, António Carrilho decidiu apostar num novo formato, os quiosques. O objetivo? “Mudar a imagem negativa que ainda está associada a estes espaços”. E foi assim que nasceu o Vai na Volta, o novo espaço instalado no Jardim de Miraflores, em Oeiras.
Aberto desde fevereiro, o quiosque está integrado num parque infantil e rapidamente se tornou um ponto de encontro para famílias que querem passar uma manhã ou tarde tranquila, enquanto os miúdos brincam.
A proposta passa por reunir “mesas cheias, conversas soltas e aquela vontade de ficar mais um bocadinho”, sempre entre refeições rápidas. António, de 35 anos, é sócio-gerente do projeto, que resulta da junção de três sociedades da área da restauração. “Como somos pais, sabíamos que a localização seria uma mais-valia.”
Este não é o primeiro quiosque dos responsáveis, que se estrearam neste formato em 2022 com o Beca a Beca, no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Ainda assim, o conceito é distinto. “O primeiro funciona numa vertente mais gastronómica, com tostas, saladas e pratos saudáveis”, explica. Mais tarde, perceberam que era preciso apostar noutra vertente. “As pessoas que frequentavam o espaço, na sua maioria, ausentavam-se para almoçar em casa e só vinham no final da tarde. Queríamos que pudessem ficar no espaço e ter oferta de refeições rápidas para todos.”
A pensar nas famílias, a carta foi construída com foco nos miúdos. “Muitas vezes, são eles que decidem onde é que as famílias vão almoçar a um sábado ou a um domingo, durante um passeio.”
As pizzas tornaram-se a escolha óbvia — rápidas, práticas e fáceis de comer ao ar livre. Na ementa, encontra opções como a Margherita (8€), a de frango (9,5€) e a Diavola (11€). “Fez sentido porque era uma solução rápida e que podem comer enquanto continuam a brincar no jardim”, sublinha. Era, aliás, uma ideia que já tinham planeado aplicar num restaurante.
Durante a manhã ou a tarde, os combos são outra das propostas. Um dos mais populares é o Uma Volta Prensado, com croissant misto prensado e café abatanado ou meia de leite (3,50€). “É o plano ideal para um pequeno-almoço demorado ou um intervalo merecido — com cheiro a primavera, mesmo que ainda venha molhada.”
A escolha da localização também não foi feita ao acaso. “Sabemos o potencial da zona e, como o mais fora que estávamos de Lisboa era no CCB, em Belém, achámos que fazia sentido apostar nesta área”, refere António, com a ambição de continuar a crescer. “Se for o caso, temos um restaurante que pode servir de apoio.”
A identidade do espaço passa também por marcar a diferença face a outros quiosques da zona. Foi essa ideia que inspirou o nome. “Muitas vezes, em momentos de indecisão, vai na volta e experimentam o nosso e é decisivo, convida-os a ficar.”
O projeto está agora a preparar uma parceria com a Uber Eats, para permitir que os clientes levem as pizzas para qualquer lado, mesmo sem ficar na esplanada. “É positivo para ambos os lados.”
Nos próximos meses, o quiosque vai apostar ainda mais em momentos de convívio ao ar livre. Estão previstas iniciativas como insufláveis, pinturas faciais, sessões de música ao vivo e transmissões de jogos de futebol.
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