Este ano, as comemorações do 49.º aniversário da Revolução dos Cravos no concelho do Seixal tiveram como lema “A liberdade é a nossa maior força”. Como é habitual, o programa incluiu várias iniciativas, atividades e ainda inaugurações de vários espaços públicos no concelho.
Uma das aberturas em destaque foi a do Parque da Biodiversidade, um dos projetos mais importantes para o Município. A inauguração decorreu na passada terça-feira, dia 25 de abril, na Verdizela.E não foi por acaso que a sua abertura foi realizada precisamente no dia da Revolução de Abril.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal durante a inauguração do espaço, sublinhou que o 25 de Abril é uma das datas mais importantes na história do concelho: “Quando dizemos que o Seixal é um concelho de abril, é porque representa a data fundamental para o desenvolvimento deste concelho. O Seixal era um dos concelhos mais atrasados do País antes do 25 de Abril e hoje é um dos mais desenvolvidos.”
O parque conta atualmente com sete hectares na sua totalidade, porém, esta é apenas a sua primeira fase. Na totalidade e quando estiver concluído será o segundo maior parque da Área Metropolitana de Lisboa, com mais de 400 hectares — o maior situa-se em Monsanto e tem uma área com 1000 hectares. “Queremos que seja e irá ser o grande pulmão verde, não só do nosso concelho, mas também da Área Metropolitana de Lisboa” refere o autarca.
É de recordar que a inauguração deste parque na Verdizela tem como objetivo principal promover o contacto dos habitantes com os espaços verdes e dar a conhecer conceitos a nível da ecologia e da proteção ambiental. “É fundamental criarmos zonas para que a população esteja em contacto com a natureza e possa usufruir da natureza existente no concelho” acrescenta o presidente.
Localizado perto das praias e com uma estreita ligação com a vizinha mata da Quinta da Apostiça, o novo espaço verde conta com lagoas, um miradouro, flora e outros interesses naturais. Além disso, haverá um Centro de Interpretação Ambiental, destinado a servir de apoio aos utentes, com uma componente de educação, divulgação e observação da natureza e da biodiversidade, que segundo Paulo Silva “pretende ser um marco na promoção de conceitos para o futuro ao nível da proteção ambiental”.
O parque traz-lhe ainda outras vantagens a nível da sua estrutura. Está dotado com percursos para caminhadas, jogging e ainda passeios de bicicleta, onde terá suporte para colocar as mesmas. Pode ainda ser usado por utentes com mobilidade reduzida e os bancos são feitos com material reciclado. Terá também uma vedação e os veículos motorizados não poderão entrar, permitindo assim a passagem livre de pessoas, bicicletas, pessoas de mobilidade reduzida e veículos de emergência e de manutenção, revelando-se um parque seguro.
Além disso, contém todas as comodidades para conseguir passear, fazer exercício físico ou dar uma simples caminhada. Tem instaladas casas de banho, uma sala multiusos e um ponto de venda de bebidas.
Carregue na galeria para ver o novo espaço público, que será a grande atração dos seixalenses nos meses mais quentes.