Família

O seu animal de estimação desapareceu? Há mais uma plataforma online para ajudar

O site do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) tem uma nova secção para encontrar animais perdidos.
Assim que o animal desaparece, é fundamental avisar o SIAC.

Um dos maiores receios de quem tem animais de companhia é o de que eles possam perder-se. Pensarmos neles sozinhos, vulneráveis, sem referências e à mercê dos muitos perigos da rua é algo que nos deixa o coração apertado.

Se um dia, por infelicidade, um animal seu desaparecer, há várias medidas que deve tomar. A primeira delas é informar o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), através do website ou do número 212 697 878.

O SIAC é a base de dados única que entrou em vigor a 25 de outubro de 2019 e que integrou os anteriores sistemas SIRA e SICAFE. Diga que o animal está desaparecido e forneça o número do microchip. Deve ter sempre os seus dados atualizados (contacto telefónico e morada) — e pode verificar a qualquer altura a inscrição do seu animal, bastando ter consigo o número de transponder/microchip, composto por 15 dígitos numéricos.

Quem tem animais sabe que, nos termos da lei, é obrigatório que todos os gatos, cães e furões residentes em Portugal sejam portadores de um microchip/transponder e que os mesmos sejam registados na base de dados do SIAC. E, em caso de desaparecimento, o facto de um animal ter chip pode ajudar a um reencontro mais rápido.

Agora, o SIAC deu mais um passo para ajudar a fazer essa ponte e criou uma secção no seu website dedicada aos animais perdidos – tanto os que desaparecem como aqueles que são encontrados na rua.

“Se o seu animal de companhia desapareceu, ou caso tenha encontrado um animal que pode pertencer a terceiros, é fundamental que reporte a situação. Neste site encontrará dicas úteis sobre ações a serem tomadas em caso de perda de um animal de companhia ou informações sobre o que pode fazer quando se encontra um animal”, explica o SIAC.

A nova secção apresenta a lista de animais desaparecidos e encontrados e é lá que pode conferir se algum dos animais corresponde ao que procura ou encontrou. Basta introduzir o número do chip/transponder e ver se há correspondência. Há também uma categoria – “como funciona” – que explica todos os passos a dar.

Quando perde ou encontra um animal com identificação eletrónica, deve preencher o respetivo formulário para que o animal passe a constar da lista. Se puder adicionar foto, melhor ainda, pois com uma imagem mental é mais fácil para qualquer pessoa fazer a associação se vir algum pet na rua ou algum cartaz à procura de um animal desaparecido.

Percorra a galeria para conhecer melhor os procedimentos a ter com o registo do seu animal de companhia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT