Aldo é o único cão de assistência dentária do Equador, na América do Sul. Além de ser uma enorme honra, é também uma grande responsabilidade e exige muito trabalho. O Labrador com cerca de cinco anos passa os meses a viajar de cidade em cidade para tratar de novos pacientes. Mas, no final do dia, a sua alegria acaba por compensar.
Depois de um estudo realizado em 2018 comprovar que 40 por cento dos pais atrasava a primeira ida dos seus filhos ao dentista, por estes revelarem medo e receio, a clínica Parque Dental decidiu arranjar uma alternativa para que eles vissem as consultas como um momento divertido. Foi aí que pensaram em Aldo.
Não em Aldo exatamente, mas num cão que fosse treinado exclusivamente para lidar com miúdos em estado de ansiedade. Acabaram por escolhê-lo a ele pela sua carinhosa personalidade, e tomaram a decisão certa. Desta forma, o cão esteve dois anos na “faculdade” até poder entrar num consultório, como assistente oficial do dentista.
O Labrador não estava de todo nervoso para a sua primeira consulta. Também não tinha de fazer nada de muito diferente do que já fazia no dia-a-dia. Não tinha de fornecer os instrumentos ao médico, nem colocar o aspirador dentro da boca do miúdo. Só precisava de se deitar perto dele e de deixar que lhe desse mimos o tempo todo.
@e_habilidades_caninas Uno de los mayores beneficios de Aldo es hacer felices a los niños. #aldo #perros #terapiaemocional #tecnica #doglover #pet #labradorretriever #video #limpiezadental #odontologiainfantil #quito #guayaquil #ecuador🇪🇨 ♬ Disfruto (Remix) – 林怿
Antes mesmo de os miúdos entrarem no consultório, Aldo acalma-os na sala de espera, também apelidada de sala de jogos. Primeiro, cumprimenta-os. Depois, senta-se ao seu lado e começa a brincar, fingindo-se de morto e ajudando-os com as contas matemáticas.
Assim que ambos entram, Aldo aguarda que o médico prepare o miúdo, até se aproximar e deitar a cabeça em cima do seu corpo. Durante a consulta, o miúdo nem se apercebe de que lhe estão a mexer nos dentes, estando ocupado a dar festas ao Labrador sentado no seu colo.
Ao fim de quase quatro anos a ser cão de assistência dentária, Aldo já provou que pode ser promovido a funcionário do mês. Das dezenas de pacientes que já teve, comprovou-se uma diminuição de stress e ansiedade durante o tratamento, um aumento na capacidade de se relacionarem socialmente, no que diz respeito aos miúdos com necessidades especiais, e uma melhoria na concentração, nos jovens autistas. Além disso, esta iniciativa apela a que os miúdos aprendam sobre os cuidados com os animais.
O receio de ir ao dentista termina logo quando Aldo entra na sala. Se o seu filho também tem medo, chame-o, que ele não se importa de dar consultas extra. Mas tenha atenção, que a fila de espera é extensa.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Aldo.