Assim que chegou a casa após um passeio com a cadela, Vaughn Marshall caiu no chão. O homem deixou de respirar de um momento para o outro e não conseguiu levantar-se. Luna, a sua Jack Russell, apercebeu-se da situação e correu para longe. O que o tutor não sabia era que a pequenota estava à procura de ajuda.
Vaughn começou a perder a consciência e a última coisa que se lembra foi de ver uma mulher a observá-lo, com Luna ao colo. Com o apoio do marido, a vizinha ligou para a emergência e quando acordou, o homem de 48 anos já estava fora de perigo. “Ele chegou com um coágulo sanguíneo e estava a pouco minutos de uma paragem cardíaca”, contou um médico ao canal de notícias 9News. “Não sabemos o que poderia ter acontecido, caso Luna não tivesse agido”.
Mais tarde, o tutor da Jack Russell descobriu que a companheira começou a ladrar e correr de porta em porta no bairro onde vive, em Frankston, na Austrália, à espera de alguém que a ouvisse. Por sorte, o casal vizinho decidiu seguí-la. “É difícil entender o que aconteceu e quão perto estive [de morrer]. Agradeço à Luna todos os dias antes de adormecemos”, partilhou o dono da cadela.
Vaughn passou três dias nos cuidados intensivos antes de regressar à casa, onde se reuniu com a patuda. “Se ela já não fosse a minha melhor amiga, agora de certeza seria”, brincou. Luna está a ajudar o papá humano a recuperar e permanece ao seu lado todos os dias, a receber vários mimos e petiscos extras.
Um estudo realizado em 2022 revelou que os humanos, sob stress, emitem um odor diferente do normal — e os cães sentem-no. “Este estudo provou definitivamente que as pessoas, quando têm uma reação de stress, o perfil do seu odor muda”, segundo Clara Wilson, figura central da investigação a partir da Queen’s University Belfast.
Devido às alterações hormonais, os humanos emergem diferentes odores, mediante a emoção que estão a sentir, que aos cães são perceptíveis. Este fator é extensível a casos conhecidos, tais como a deteção de tumores em estado inicial ou a reação a ataques de pânico, protagonizados pelos cães-heróis.
Além das mudanças de humor, os patudos consegue detetar outros odores impossíveis para os humanos. É o caso de Luna, a Husky que também salvou a família após sentir o cheiro de monóxido de carbono libertado após uma fuga de gás.
De seguida, carregue na galeria para recordar a história.