Família

O veterinário que salvou o cavalo no Brasil vai dar uma palestra aos portugueses

É online e gratuita, irá decorrer esta quinta-feira no Facebook da Provedora do Animal. Haverá formações nos dias seguintes.
Leandro Castro coordenou toda a operação.

Caramelo entrou para a história como um símbolo de força. As imagens do cavalo, também conhecido como Valente, que ficou preso num telhado na sequência das cheias que atingiram o Rio Grande do Sul, no Brasil, rodou o mundo inteiro e o seu resgate foi celebrado por milhões de pessoas. Esta semana, vai poder saber mais sobre a sua história e não só.

Leonardo Maggio de Castro, o médico veterinário que coordenou o resgate do equídeo, é um dos convidados de um webinar que irá decorrer esta quinta-feira, 23 de maio, a partir das 15 horas na página de Facebook da Provedora do Animal, e que, portanto, é acessível a todos .

Nos dias que se seguem, a 24 e a 25, o profissional irá participar também de uma formação destinada às autoridades e aos médicos veterinários no País sobre como resgatar animais de grande porte (equinos, bovinos, entre outros) em caso de acidente ou catástrofe.

A palestra online desta quinta-feira irá contar ainda com Rebecca Husted, formada em Biologia e Ph.D. Veterana de combate/Condecorada. Durante 28 anos, serviu a reserva militar federal do exército dos Estados Unidos, tendo sido chefe da equipa de Comunicações J6 na coordenação de várias agências em resposta a catástrofes em 32 países.

O evento batizado de “Emergência e Resgate Técnico em Espécies Animais de Grande Porte” é inédito em Portugal. Vai realizar-se na Universidade Lusófona, Campo Grande, em Lisboa, e será dinamizado pela Provedora do Animal, Laurentina Pedroso. Além de Leonardo Castro e Rebecca Husted, contará com outros especialistas internacionais.

“Este é um momento único em que daremos aos nossos veterinários, bombeiros e demais forças de segurança formação especializada em emergência e resgate técnico de animais de grande porte”, afirma a Provedora do Animal. “As cheias no Brasil são apenas mais uma prova de que não podemos descurar o salvamento destes animais”.

Numa altura em que as catástrofes são cada vez mais comuns, a iniciativa pretende “sensibilizar e contribuir para melhorar as atitudes e os conhecimentos do publico em geral e das forças de intervenção através da aquisição de conhecimento e competências, criação de planos e de procedimentos que permitam uma ajuda técnica correta aos animais”.

Irão participar no evento e formação a Liga dos Bombeiros Portugueses, o Exército de Portugal, GNR (Guarda Nacional Republicana), PSP (Polícia de Segurança Pública), DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária), ANVETEM (Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios), APMVE (Associação Portuguesa Médicos Veterinários de Equinos) e a APB( Associação Portuguesa de Buiatria).

As formações de dia 24 e 25 de maio são geridas pelas associações e parceiros, mas atenção: conta com um número limitado. Pode consultar o programa completo através deste link.

A seguir, carregue na galeria para ver a recuperação de Caramelo, o cavalo que já tem o seu próprio Instagram.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT