Família

“Oh, tão fofo”. Cão de Bumba na Fofinha deita-se na barriga de grávida da ‘mamã’

O vídeo de Olavo, adotado 2019 na UPPA, está a enternecer os fãs da humorista. "É que não se aguenta", dizem.
Olavo e Bumba.

Mariana Cabral, mais conhecida pelo nome artístico Bumba na Fofinha, anunciou em julho que estava grávida do segundo filho. Depois de ter sido mãe de Clara, que tem agora dois anos, a humorista espera agora um menino – com o sexo a ter sido anunciado num cómico “chá de revelação” em que finge fazer xixi azul. E quem também está encantado com a gravidez é o seu patudo Olavo.

“Porque sei que o Olavo tem mais fãs que eu”, escreveu Bumba na Fofinha na legenda de um vídeo que partilhou na segunda-feira, 19 de agosto, na sua conta de Instagram – onde tem perto de 600 mil seguidores. No vídeo vê-se Olavo derretido, a encostar a cabeça na barriga de grávida da humorista e a olhar para a tutora com imensa doçura. As reações não se fizeram esperar e a publicação conta já com mais de 25 mil likes. “Que ternura”, “Esse cão é melhor que uma doula” e “Venho cá sempre na esperança de te ver, Olavinho” são alguns dos muitos comentários, com imensos seguidores a assumirem-se como “Olavetes” (fãs de Olavo).

A humorista, que se autodenomina, na forma mais abreviada, como Bumbs na Fofs, apresenta-se como alguém que faz “reciclagem de trivialidades com visitas regulares à Parvónia”. E o seu amor por animais, com destaque para os cães, é já sobejamente conhecido. Depois de ter tido dois Labradores, o Tobi e o Pepe, há cinco anos adotou Olavo, que é um patudo sem raça definida.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Bumba na Fofinha (@bumbanafofinha)

Tobi e Pepe, os amigos Labradores

Tobi, que era um Labrador preto, teve o seu último post no Instagram de Bumbs a 29 de junho de 2017, num vídeo onde se podia ver o cão a olhar embevecido para a tutora, e com a seguinte legenda: “Que todos os fanfos olhem para as suas fanfas com a devoção disparatada com que este canídeo olha para mim”. Um mês antes, num outro vídeo ternurento, escreveu: “A usar o meu pé como almofada desde 2000 e carqueja”.

Bumbs também teve Pepe, um Labrador amarelo, que morreu em 2018. A 29 de outubro desse ano dava a notícia da sua partida: “Hoje a paisagem é diferente: Bumbs no seu happy place, rodeada de pêlo (o do seu buço e os outros). O da esquerda é o Alfie, um amiguinho emprestado que só entrou na foto pela fama, e o da direita é o Pepe, o meu companheirão, arqueólogo-chefe de escavações em canteiros (de preferência acabados de plantar), aspirador de migalhas do chão, detentor de hálito a vida marinha em decomposição, rei do contacto visual ininterrupto (invencível no jogo do sério), lambedor afável de mãos de eventuais ladrões, fornicador ocasional de cobertores e canelas de gente, carente de festas infinito, o meu amiguinho de horas e horas de edição sempre sentado aos meus pés (em cima deles, porque 10cm mais longe é demasiado distante)”.

E continuava: “O meu querido Pepe deixou-me há umas semanas. Velhinho, sem sofrimento, gosto de pensar que se extinguiu e está neste momento a dar puns nauseabundos em cima dos pés de um qualquer anjo-cão. Aliás, basta olharem para esta foto para perceberem que neste preciso instante estava a largar uma das suas bombas de metano. Não vejo melhor homenagem do que partilhar esta fotografia que tirámos juntamente com outros ilustres caninos e humanos para a agenda 2019 da Animais de Rua, associação que muito aprecio porque cuida, alimenta e esteriliza cães que nem sempre têm a oportunidade de viver amizades extraordinárias como esta”.

A chegada de Olavo à vida de Bumba 

Meses mais tarde, a humorista abria o seu coração a um novo companheiro de quatro patas. “Adotei este furãozinho chamado Olavo. Nem sabe a sorte que lhe calhou. E vice-versa”, anunciou numa publicação feita a 6 de janeiro de 2019. O patudo foi adotado na associação União Para a Protecção dos Animais (UPPA), localizada na zona de Sintra, que este ano recebeu o prémio de Associação do Ano, um galardão especial PiT – integrado na II edição dos Prémios NiT, dedicados a consagrar o melhor do lifestyle em Portugal –, que foi entregue em palco pelo diretor da PiT, Nuno Azinheira, e pela atriz Rita Blanco, uma defensora da causa animal e ela própria madrinha da associação vencedora.

Bumba
Olavo muito bem retratado.

Em abril de 2019, também a UPPA dava a feliz notícia sobre Olavo. “Tudo muda quando menos se espera! O Olavo chegou à UPPA tímido e desamparado.. mas não demorou muito até que uma família visitasse o albergue e se apaixonasse por ele! Obrigada Mariana, Bumba na Fofinha, pela oportunidade! Que sejam muito felizes”, dizia o post no Facebook.

À revista “Visão”, em outubro de 2021, numa peça sobre a UPPA, a humorista também disse o que pensava sobre a associação: “A UPPA é uma espécie de Tinder de cães e donos, e devo dizer que o Olavo foi o melhor match de sempre. É carente e ansioso como eu, gostamos dos mesmos trilhos e seremos inseparáveis até que a morte nos separe. A avaliar pelas couves nutritivas que me come da horta, eu hei-de ir primeiro”.

Uma ode aos “rafeirolas”

Bumbs adora o seu “rafeirolas”, como lhe chama, e em inícios de agosto, a propósito de um cão que viu no Alentejo, fez também uma reflexão sobre o abandono, o amor incondicional e a vontade de levar todos para casa: “Hoje fiz este amigo alentejano. O que eu gosto de rafeirolas. Sempre os preferi mil vezes aos purinhos da nobreza LOP. Se pudesse tinha uma quinta com mil só destes, lanzarentos canja e meia, tarolos inestéticos e lobinhos da Wish, a dormirem profundamente a 5cm do suicídio da beira da estrada nacional, fura-vidas que de tão feios são lindos, pêlo esfregão de aço-inox com rastas de natureza agarrada, aquele ladrar pateticamente agudo, bafo a estivador morto há semanas, barba grisalha que os situa algures entre os 2 e os mil e quinhentos anos de idade”.

“Poços de carência e festas infinitas, cobertores de água quente no encosto inclinado com o peso do corpo todo (eles não querem saber se é Verão e estão 40 graus), sobreviventes à espera de serem Bobis, Pantufas e Bolinhas. É raro não terem levado pancada da vida e de donos antigos mas continuam implacáveis na disposição de se reapaixonarem por outros de nós, o que me parece insensato e tóxico, mas também comovente e inspirador. Quero todos. Ajudem-me”, rematava.

Bumbs já conquistou vários prémios

Mariana Cabral, recorde-se, fez o curso de Jornalismo, mas depressa percebeu que não era esse o caminho que queria seguir. Começou a fazer vídeos no Youtube, seguiram-se dois podcasts, começou a ter cada vez mais seguidores e visualizações, ganhou vários prémios e é hoje uma reconhecida humorista do panorama nacional. Em 2022 e 2023 andou a percorrer o pais com o seu primeiro espetáculo a solo de stand-up comedy, “Suar do Bigode” – e a partir do próximo mês, depois de uma primeira tour esgotada, regressa aos palcos com o seu novo solo de stand-up, “Sombra”, que é um “confessionário de ruindades sobre o nosso lado mais sombrio, mesquinhozinho e egomaníaco no papel de mães, filhas, amigas e amantes”.

Percorra a galeria e veja algumas fotos para conhecer melhor a humorista Bumba na Fofinha e o seu amigo de quatro patas Olavo, bem como os saudosos Tobi e Pepe.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT