Família

Os pirilampos chegaram: saiba onde estão escondidos em Sintra

Começou a época dos pirilampos e eles andam um pouco por todo o lado. Nesta caminhada a 2 de maio, vai poder assistir a tudo.
Marque na agenda.

O arranque do verão é sempre entusiasmante: regressa o sol, as temperaturas altas e, talvez menos esperado mas não menos excitante, os pirilampos. Esta é a altura ideal para apreciar um espetáculo luminoso criado pelos pequenos insetos.

O fenómeno acontece normalmente durante o período de acasalamento, devido à presença de uma enzima, a luciferase, que reage quando contacta com o oxigénio, criando um efeito luminoso. O único problema é que não é possível vê-lo em espaços com muita poluição luminosa como as grandes cidades. O ideal é procurá-los numa serra ou floresta, longe da confusão.

Sintra, Mafra e Gerês são alguns dos locais em Portugal onde se avistam bem estes insetos. Pode ir vê-los num passeio casual com a família ou se preferir não falhar o local, pode sempre escolher fazê-lo com quem conhece os melhores sítios. A Green Trekker, por exemplo, está a organizar uma caminhada para  2 de maio, na serra de Sintra. Segunda a organização, se as condições meteorológicas para a data se mantiverem, não vão faltar luzes a piscar entre as árvores.

Para quem quiser participar, o ponto de encontro é na Peninha, com vistas fantásticas sobre o Guincho, às 20h30. O grupo segue em direção à capela abandonada de São Saturnino e desce depois pelo interior do Bosque do Silêncio até um estradão ladeado de imponentes espécies de árvores. A partir dali, vai até ao Adro Nunes, tentando sempre avistar os pirilampos. É nesta fase que as lanternas vão ter que estar desligadas.

No total, vão ser realizados cinco quilómetros em cerca de três horas. O percurso deverá acabar por cerca das 23 horas. Para a caminhada, não se esqueça de levar roupa e calçado apropriados, água e lanche.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas online. O preço por pessoa é de 10€. Para este percurso, o limite mínimo de idade é 10 anos.

Este ano, o Parque de Monserrate, em Sintra, tornou-se pet friendly. Antes da caminhada, se quiser aproveitar com o companheiro de quatro patas pode lá ir. Percorra a galeria para saber mais.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT