Família

Paixão: Nuno Markl foi de férias mas deixou as cadelas em boas mãos

“Acho que a Flor e a Chiclete, mesmo amando os seus Markls como amam, ficam com uma ligeira tristeza quando as vou buscar”, diz
Flor e Chiclete adoram a Dá-me Trela.

O humorista e comunicador Nuno Markl, que podemos ouvir todas as manhãs na Rádio Comercial, é um reconhecido defensor da causa animal e o seu amor pelos animais vem de longe. Em 2015 e 2016 apresentou, com a ex-mulher Ana Galvão, animadora da Renascença, o programa “Animais Anónimos” na RTP, que dava a conhecer o problema dos animais abandonados e também as histórias de homens e mulheres que tudo fazem e podem para os salvar.

Os cães do então casal eram adotados e assim continua a ser. Além de Flor, havia a Uva, que morreu a 24 de maio de 2020. Nessa altura, Markl prestou-lhe uma sentida homenagem: “A Uva foi uma lição viva de esperança para todas as criaturas. Maltratada, usada como alvo de tiro com chumbos, cega de um olho por um ato de violência, e com a natureza, ainda por cima, a ditar-lhe uma organização dentária duvidosa e à prova de qualquer aparelho, era a cadela que ninguém escolheria num catálogo – mas foi a cadela que a Ana Galvão e eu, há uns 8 anos, escolhemos ir buscar a um abrigo de animais em Borba, depois de tudo lhe ter acontecido”, escreveu.

Um mês depois da morte de Uva, Chiclete juntou-se a Flor. Com apenas dois meses, foi oficialmente apresentada à sociedade no programa “Você na TV” e Markl contou como tudo tinha acontecido. “Andámos a procurar sucessoras para a Uva”, explicou, sublinhando que há que dar oportunidade a outros. “O Pedro, meu filho, andava doido para ter um cão pequeno de que pudéssemos cuidar”, disse então Markl, autor da rubrica radiofónica “O homem que mordeu o cão” , criada há 25 anos e amplamente conhecida.

A Chiclete foi encontrada no site adopta-me. “Estava ao cuidado do Grupo de Amigos dos Animais de Felgueiras e o Pedro ficou logo doido por ela quando viu a foto”, contou o humorista. Rapidamente se deslocaram a Felgueiras, onde encontraram duas voluntárias com um espírito de abnegação sublinhado por Nuno Markl. E foi assim que Chiclete – Chicla, como lhe chama Ana Galvão – passou a fazer parte da família Markl.

Quem tem animais, sabe bem que nem sempre podem ir connosco para todo o lado. Quando isso acontece, em férias Nuno Markl – que recentemente apresentou com Vasco Palmeirim, na RTP, o programa “Taskmaster” – tem o seu local de eleição para deixar Flor e Chiclete em segurança: a Dá-me Trela.

Numa publicação feita esta quinta-feira na sua conta do Instagram, Markl deixa uma foto das suas cadelas junto de outros amigos de quatro patas e elogia a creche onde elas ficaram nesta semana de férias que Markl fez com a companheira, Teresa.

“Há pelo menos duas destas magníficas criaturas que vocês conhecem bem: a Chiclete e a Flor. Isto são elas de férias, com um bando de amigos, no lugar onde as deixo todos os anos quando vou de férias e não as posso levar”, escreve Markl na legenda da foto.

Para Nuno Markl, este é um “ projeto a que se impõe prestar a devida homenagem: a @dametrela. Obra de amor da Carla e do André, é um sítio de tanta diversão, convívio e afeto que eu acho que a Flor e a Chiclete, mesmo amando os seus Markls como amam, ficam com uma ligeira tristeza quando as vou lá buscar”.

“Recomendo de todo o coração, caso não saibam onde deixar os vossos amigos canídeos. É uma festa, literalmente”, remata Nuno Markl.

Percorra a galeria para ver algumas fotos da família canina do humorista e radialista.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->