A SOS Bigodes nunca deixou que nada impedisse o salvamento dos seus animais. Muito menos, questões monetárias. Por isso, quando a associação precisou de angariar 1.500€ para cuidar de uma gata resgatada num riacho, puseram mãos à obra para alcançar o objetivo.
Houve médicos a sugerir a amputação, outros a eutanásia. Mas Cristiana Dias, 24 anos, presidente da associação sediada em Barcelos, no distrito de Braga, disse não a ambas as recomendações. Recusava-se a aceitar que tinha sido em vão toda a luta que Phoebe travou quando abandonada, com ambas as pernas partidas, “com a água a passar e à espera que a morte a levasse”.
Depois de um mês internada na clínica, a recuperar da anemia, a gata estava forte o suficiente para mais uma batalha. Uma cuja vitória lhe dava a oportunidade de voltar a andar. Cristiana acabou por aceitar a opção de tratamento que exigia uma cirurgia em que lhe colocavam duas talas, uma em cada perna.
Havia, no entanto, vários impedimentos que tornavam essa conquista complicada. A operação tinha um custo de 1.519,69€ e tinham que o conseguir até esta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, que era quando Phoebe tinha vaga na clínica. A SOS Bigodes começava a perder as esperanças, mas, felizmente, o artigo da PiT acendeu novamente a chama.
“Já conseguimos o dinheiro. Foi mesmo graças a vocês”, começa por contar à PiT Cristiana Dias. As diversas ajudas dos leitores da PiT levaram Phoebe diretamente para o bloco operatório, para uma cirurgia que demorou cinco horas.
“Foi complicado, porque tinha muitos pedacinhos de ossos pequeninos. Mas correu tudo bem”. A gata já se encontra a recuperar, e tem tudo para poder voltar a pôr as patas a mexer. Acordou bem disposta da operação, ainda que muito cansada. E demonstrou, mais uma vez, que é muito carinhosa.
Terá alta esta sexta-feira (3), dia em que Cristiana a levará para a clínica parceira da associação. Phoebe está à procura de uma Família de Acolhimento Temporário, na zona de Barcelos ou Braga, que lhe dê o amor que precisa para recuperar.
A gata está no PiTmatch, a nova plataforma de adoção responsável da PiT, na esperança de que alguém solidário apareça para ajudar. Seja apenas nesta fase em que mais precisa ou para sempre.
Carregua na galeria para ver algumas fotografias do pós-operatório de Phoebe.