Família

Pipo está há 8 anos no canil de Tarouca. “O que mais quer é um sofá, colinho e mimos”

É o residente mais antigo do canil. Apesar de nunca ser escolhido, ainda não perdeu a esperança de vir a ter uma família.
Um barbichas lindo.

Para um cão que vive num canil municipal, o melhor momento do dia – se acontecer, pois nem sempre há voluntários ou disponibilidade nas instalações – é quando o levam a passear. Por instantes pode esquecer-se das grades da box, passear e cheirar. Mas dura pouco – e depois é hora de regressar ao sítio de onde sonha sair. Há aqueles que ali permanecem durante anos. Alguns nunca conquistam uma família e ali ficam até morrer. Pipo pode vir a ser um desses casos se ninguém se apaixonar por ele.

Pipo tem perto de 9 anos – quase tantos como aqueles que viveu atrás das grades. Deu entrada no canil municipal de Tarouca, no distrito de Viseu, a 5 de janeiro de 2016 e lá continua. Mas não perde a esperança, dizem as suas protetoras. O seu olhar mostra isso mesmo: acredita que, tal como outros amigos patudos que por ali passaram, um dia terá a sorte de sair pela trela, direto a um lar de amor, para não mais voltar.

Os passeios com as voluntárias da Associação de Amigos dos Animais de Tarouca, que tanto o entusiasmam, não acontecem todos os dias. Há muitos amigos de quatro patas no canil e todos eles anseiam pelo mesmo, pelo que as mãos não chegam para todos. Pipo sabe disso. Por isso, quando chega a sua vez, fica eufórico. Já viu muitos companheiros serem adotados, mas nunca foi escolhido e ali continua, confinado a um lugar que deveria ser apenas de passagem.

Os dias, semanas e anos têm passado com a dureza de uma zona que é muito quente no verão e bastante fria no inverno. Com a dureza de um local onde nunca há silêncio, onde nunca se tem uma noite totalmente descansada, com dezenas de cães dentro de boxes constantemente a ladrar. É por isso que o trabalho dos voluntários e protetores se reveste de uma importância ainda maior. São momentos em que há afagos personalizados e muitos abraços.

Pipo adora dar abracinhos, mas também gostaria de os poder receber todos os dias. No entanto, isso só será possível se um dia tiver um lar apenas seu. Irá acontecer? É essa a esperança das suas protetoras.

“Tem perto de nove anos de idade, e quase oito foram passados no canil”, diz à PiT, com tristeza, uma das voluntárias da associação. “É meigo, sociável com pessoas e com outros cães, e sabe andar à trela, sem puxar. Além disso, é muito limpinho”, sublinha a proetetora, querendo acreditar que ele não está “condenado a prisão perpétua”.

O que ele mais quer, diz a mesma protetora, é “um sofá para relaxar, um colinho e muitos mimos”. Esse sofá tem de estar, por aí, algures. Como esteve para Snoopy, adotado a 22 de abril.

Pipo é de porte médio, com cerca de 15 quilos, cheio de estilo e super sorridente. Mas a vida tem teimado em não lhe sorrir de volta. É, neste momento, o residente mais antigo do canil. Está na hora de ver também o seu dia feliz chegar, não está?

Percorra a galeria para conhecer melhor este pequenote sonhador. Será entregue desparasitado, vacinado, castrado e chipado. Só lhe falta alguém desse lado que o vá buscar.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT