Família

Sabia que pode criar uma playlist para o seu pet no Spotify?

Plataforma de streaming tomou a decisão com base num estudo que revela que mais de 70% dos tutores põem música para os animais.
Diz-se que os gatos apreciam a companhia da música.

Há algo de muito especial na relação entre os seres humanos e os seus animais de estimação. É uma relação de amor incondicional, lambidelas, aninhadelas e festinhas. É difícil colocar em palavras a emoção que estes animais nos trazem – a expressão mais acertada é “felicidade pura”. É assim que a plataforma de streaming Spotify explica o facto de ter criado um algoritmo que gera uma playlist para as famílias de humanos e patudos desfrutarem em conjunto.

A partir de agora, portanto, além da sua playlist e a dos seus filhos, pode também ter uma para o seu cão, para o seu gato ou até para o seu canário. Para tal, basta aceder à Pet Playlists e fazer a sua seleção para partilhar bons momentos musicais com o seu animal de estimação.

Em primeiro lugar, escolha o tipo de animal: cão, gato, iguana, hamster ou ave. Depois, fale um pouco sobre o seu pet: se é mais descontraído ou enérgico, mais tímido ou sociável, escolhendo as características que mais se alinham com a personalidade dele. No terceiro passo, escreva o nome do seu pet e uma foto. E já está.

A fase seguinte passa por agarrar nele e começarem a ouvir — e a dançar ou cantar — juntos. E até pode partilhar (e comparar) a sua lista em #SpotifyPets.

Na secção de perguntas e respostas, o Spotify retira algumas dúvidas. Porque não estão incluídos os peixinhos, tarântulas e cobras? “Porque não têm ouvidos”. E em relação aos coelhos, porcos-formigueiros e cavalos? “Infelizmente, não é possível inserir todos os animais. Mas tente uma das atuais opções de playlist. Talvez descubra que o seu coelho gosta de música para hamsters”, responde a plataforma.

“Who Let the Dogs Out?”, dos Baha Men, pode ser uma opção musical divertida

Quase 70% cantam para os seus animais

A decisão do Spotify surge na sequência de um estudo, publicado em janeiro de 2020, sobre a forma como os donos usam a música com os seus pets. E concluiu que 71% dos tutores que participaram neste estudo punham música a tocar para os seus animais de estimação.

E há mais. Com base no inquérito online realizado junto de 5 mil tutores dos EUA, Reino Unido, Austrália, Espanha e Itália, a Spotify concluiu que oito em cada dez donos de animais de estimação acreditam que os seus pets gostam de música. De entre os géneros musicais que os seus animais parecem preferir estão a música clássica e o soft rock.

O estudo revela ainda que 69% dos donos cantam para os seus animais e 57% dançam com eles. Além disso, perto de um em cada cinco tutores escolhem o nome do seu animal com base num cantor ou grupo musical, sendo que há cinco no topo das influências: Bob Marley, Elvis, Freddie Mercury, Bowie e Ozzy.

Outra das conclusões é a de que a maioria dos donos acredita que a música pode ajudar os seus animais a aliviarem o stress, a aumentarem os níveis de felicidade e a fazerem-lhes companhia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT