Família

Praia das Furnas-Rio. Conheça a única praia dog-friendly a sul de Lisboa

Desde Junho de 2021, Vila Nova de Milfontes dispõe de uma praia onde pode ir, em qualquer altura, do ano com o seu patudo.

Portugal tem apenas sete praias concessionadas para uso balnear canino. Ou seja, praias oficialmente dog friendly, para onde pode levar o seu cão em qualquer altura do ano. A mais recente – e a única a sul da Grande Lisboa – é a Praia das Furnas-Rio, em Vila Nova de Milfontes, inaugurada pela Câmara Municipal de Odemira em junho do ano passado.

Esta praia, não vigiada, o que recomenda mais atenção, fica localizada, exactamente, na foz do Rio Mira a montante da Praia das Furnas-Rio, que em 2012 foi eleita a “Melhor Praia de Rio” nas 7 Maravilhas Praias de Portugal. A partir de Vila Nova de Milfontes são dois os itinerários possíveis para chegar à praia: pela ponte ou através de uma embarcação que, durante os meses de verão, assegura a ligação entre as duas margens.

Se está a pensar aproveitar o calor e levar o seu patudo até à praia, saiba que há algumas regras que deve seguir:

– Uso obrigatório de coleira ou peitoral e açaime ou trela, assim como meios de contenção, no caso de cães de raça perigosa.

– O registo e licenciamento são obrigatórios, implicando a existência de boletim sanitário e prova de identificação eletrónica (renovação anual).

– A recolha dos dejetos por parte dos detentores de animais é obrigatória.

– A utilização da praia por animais feridos ou doentes não é permitida.

E não se esqueça do protetor solar. Para si e para ele.

Veja algumas imagens desta praia dog-friendly:

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

AGENDA PiT