A “Grandiosa Vacada” já faz parte da tradição do Instituto Superior de Agronomia (ISA). Acontece, geralmente, perto do término do ano letivo e reúne vários jovens que, com empurrãozinho do álcool, querem “sentir a adrenalina e emoção”. Mas, se há algo que temos aprendido ao longo dos anos é que a palavra tradição já não serve como desculpa, e não é a primeira vez que a Provedoria do Animal de Lisboa trava este evento.
Anunciada a 8 de maio, nas redes sociais da Associação de Estudantes do ISA, a vacada que ia decorrer hoje, das 15 às 20 horas, já tinha revoltado muita gente contra o sofrimento animal. Especialmente devido a uma das atrações publicitada: a “mesa da tortura”.
Já a Provedoria do Animal, teve conhecimento por volta das 12 horas. E não esperou para agir: “Contactámos a direção da faculdade, para perceber a motivação e o porquê de levarem a cabo um evento destes, especialmente com a mesa da tortura”, refere Pedro Emanuel Paiva, Provedor dos Animais.
“Tentámos sensibilizar a associação de estudantes, afirmando que um evento destes não se coaduna com o bem-estar animal e que tinha de ser cancelado”. As conversações duraram algumas horas, mas a direção acabou por decidir cancelar o evento.
“Os preparativos foram todos cancelados. Os animais nem chegaram a sair do transporte”, garante Pedro Paiva. As restantes celebrações vão continuar no Jardim da Parada, mas já não envolvem sofrimento animal.
Em 2022, a Associação de Estudantes também tinha organizado a “Grandiosa Vacada”, evento que foi igualmente cancelado. “Este ano, tentaram outra vez. Mas nós, como Provedoria dos Animais, não podemos permitir o sofrimento físico e psicológico dos animais e fazemos todos os esforços para que não aconteça”. Apesar do sucedido, Pedro Paiva não deixa de agradecer pela compreensão da direção.
Por falar em preservar os direito dos animais, há um português na Colômbia que criou um santuário de proteção para animais, resgatando vacas e touros, que servem como atração. Carregue na galeria para ver algumas fotografias da Reserva del Toro.