Família

Puppyology. Projeto que junta Pilates e cachorros tem um novo estúdio no Porto

O objetivo das sessões é promover uma adoção responsável dos patudos e melhorar a saúde mental dos participantes.
Bárbara, a fundadora do projeto.

Um ano e três meses, mais de 12 mil alunos e cerca de 150 adoções responsáveis. Este é o balanço do final do ano passado do famoso projeto Puppyology. A ideia partiu de Bárbara Lemos, uma jovem de 24 anos, que num estúdio em Braga, misturou o Pilates com uns protagonistas muito especiais: cachorros. O objetivo era (e é) sensibilizar para a prática de exercício físico, mas sobretudo para uma adoção responsável.

“Tudo surgiu na sequência de umas aulas que tive neste formato durante a minha licenciatura em Psicologia e Criminologia na Anglia Ruskin University, em Cambridge, no Reino Unido”, revelou em fevereiro do ano passado quando trouxe a dinâmica pela primeira vez ao Porto. E acrescenta: “Além de ser um ótimo escape para a rotina e correria diária, ajuda a controlar os níveis de ansiedade”.

No curso, um dos estudos analisados pelo professor despertaram a curiosidade de Bárbara. Segundo a American Psychiatric Association, várias experiências comprovavam o efeito positivo do contacto com animais, especialmente cães e gatos, para a saúde mental. Ainda no Reino Unido e, curiosa para comprovar a teoria por si, inscreveu-se num ginásio que oferecia aulas de ioga com cachorros.

Após algumas sessões percebeu que, no final, se sentia mais relaxada. “Concluí, tal como demonstrava o estudo, que as pessoas com animais de estimação, ou contacto frequente com cães ou gatos, apresentam índices de ansiedade, depressão e stress inferiores aos das pessoas que não têm animais”, explica.

Em junho de 2023, a estudante voltou para Portugal decidida a criar um projeto idêntico na sua cidade natal, Braga. Inspirada na sua relação com as suas próprias cadelas, começou a pesquisar qual seria a modalidade ideal para as pessoas terem contacto com os animais. “O Pilates surgiu após uma conversa com a minha mãe. Ela é diretora da escola Braga Dança e falou-me dos benefícios da modalidade, demonstrando ainda o seu entusiasmo em incluir a iniciativa na academia”, conta.

No verão desse mesmo ano, tudo aconteceu. A Puppyology nasceu depois de encontrar uma associação de cães e gatos para adoção e ultimar pormenores com a professora que iria lecionar a aula. “O objetivo é aliar três coisas importantes: a saúde mental, física e arranjar um lar para os animais”.

Pouco mais de um ano depois, o que começou apenas com aulas de Pilates e cachorros, ganhou outra proporção. Atualmente, encontra outras dinâmicas como Puppy Art e pintura de tote bags. Além de atividades com cachorros, é feita Kitty Pilates ou Kitty Art, isto é, dinâmicas que promovem também a adoção responsável de gatos bebés.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Puppyology (@puppyologyofficial)

No Porto, as dinâmicas ocorriam em diversos espaços parceiros, como a OM Academy & Mind Spa ou o Yotel Porto. Contudo, a 30 de dezembro do ano passado, a jovem revelou nas redes sociais que encerrava o ano “com a sensação que tudo o que havia para fazer, foi feito, incluindo a abertura do próprio estúdio do Puppyology no Porto”.

“Sentimos necessidade de ter um estúdio exclusivo quando começámos a perceber a dimensão que o meu projeto começou a tomar. Até hoje fizemos sempre em parceria com duas academias que prezo muito e continuamos também a trabalhar com as mesmas, mas a procura é tanta que conseguimos conciliar tudo e ter em simultâneo o nosso espaço”, conta.

A procura pelo spot certo não foi fácil, mas a vontade de promover o crescimento do projeto falou mais alto. O espaço escolhido tem dois pisos para poder dinamizar, ainda mais no futuro, consultas de psicologia, uma vez que um dos focos do projeto é a saúde mental. “Pretendemos que o serviço comece em abril. Até lá, quero ter a certeza de que está tudo o mais perfeito possível”, admite.

O espaço é considerado “à prova de puppies”,  já que foi pensado para garantir o bem-estar e segurança dos animais. Já para os alunos, o estúdio conta com algumas das últimas tendências em decoração, como espelhos instagramáveis, onde predominam cores mais neutras e uma estética minimalista.

Este novo estúdio do projeto possibilita ainda a realização de team buildings, tendo já passado por lá empresas como a Patreon ou a Nutrium, que escolheram o projeto para dinamizar um momento diferente entre os colaboradores. A associação de estudantes da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) também já ofereceu uma sessão de Pilates aos alunos. 

O Puppyology mantém a sua colaboração com as associações de animais Patinhas Vieira do Minho e Abandoned Pets Portugal, mas Bárbara revela estar disposta a receber qualquer outra associação que queira juntar-se ao projeto. “O nosso maior objetivo é continuar a ajudar estes animais a encontrar um lar confortável. Continuamos com as mesmas associações, mas temos todo o gosto em continuar em ajudar, por isso, caso haja alguma associação da zona a querer colaborar connosco, temos todo o gosto”, reforça.

O novo espaço permite que o projeto possa ganhar outra dimensão e receber dinâmicas diferentes. Por exemplo, para a próxima sexta-feira, 14, Dia dos Namorados, vai decorrer um workshop especial. Neste caso, o desafio é personalizar a sua própria chávena na companhia dos puppies. “Sublinho que publicitamos esta atividade para casais, melhores amigos, família e promovemos também o amor próprio. Não é necessário ir em casal”, reforça a responsável.

Por enquanto, o estúdio encontra-se em funcionamento apenas nos dias específicos em que vão decorrendo as mais diversas atividades. Segundo a fundadora, até abril, vão ser organizadas outras dinâmicas e o estúdio será preparado para funcionar ao longo da semana, com aulas de Pilates e sessões de acompanhamento psicológico. Até lá, pode acompanhar as datas das diversas atividades nas redes sociais do Puppyology e reservar diretamente o seu lugar em qualquer sessão. Mas atenção, a morada do espaço só é revelada no dia da atividade enquanto o estúdio não se encontrar a funcionar a 100 por cento.

O valor das dinâmicas varia entre os 20€ e os 40€. No caso das aulas de Pilates, o preço da atividade inclui os tapetes e outros materiais ou equipamentos que possam vir a ser utilizados durante a aula. Já nos workshops de pintura ou tote bags, todos os materiais estão incluídos no preço.

Espreite na lista abaixo as próximas sessões no Puppyology do Porto.

8 de março —Puppy Art.

22 de março — Puppy Totes, workshop para pintar e personalizar tote bags.

29 e 30 de março — Puppy Pilates.

Carregue na galeria para espreitar alguns dos melhores (e mais fofos) momentos do Puppyology.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT