Uma caixa de cartão, um apito ou uma folha de papel? Quando é para tentar adivinhar o som da rubrica “Que Barulho é Este”, os ouvintes da RFM colocam todas as opções em cima da mesa. Já os latidos que soaram na rádio nos últimos dias não deram grande margem para interpretação: tratava-se de “gritos” de desespero.
O Sr. Henriques precisa urgentemente de uma família que o ame, mesmo só tendo três pernas. Já Piu-Piu promete ser o melhor companheiro na pista de dança, especialmente se passar a canção “Preço Certo”, de Pedro Mafama. Laranjinha tem pouco talento para apanhar biscoitos lançados para o ar, mas tem muito amor para dar.
Estes foram alguns dos cães que soaram na estação do grupo Renascença, entre quarta e esta sexta-feira. Radio Barks é a nova iniciativa da Animalife, associação de sensibilização e apoio social-animal, em parceria com a RFM e a agência criativa Havas, que pretende amplificar a voz destes animais, que tanto precisam de ajuda.
Com o número de abandonos a aumentar exponencialmente, já nem os canis municipais e associações conseguem dar conta do recado. Além dos 41.994 recolhidos pelos Centros de Recolha Oficiais, segundo dados divulgados pelo ICNF, há mais 37.240 cargo das associações zoófilas, de divulgados com os números obtidos pela Animalife, fundada em 2011.
@animalife_oficial O Piu-Piu pediu ajuda na rádio e agora aqui. Se não consegues ignorar, passa na União Zoófila. Ele precisa de uma casa e tu precisas dele. #AdoptaUmCão #DizNãoAoAbandono #RadioBarks #AnimaLife #RFM #UniãoZoófila ♬ Preço Certo – Pedro Mafama
Destes, mais de 22 mil são cães errantes e os restantes 15 mil são gatos. Em ambas as espécies, prevalece a estadia em albergue, sendo o regime de Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) e de hotel a minoria.
Estes animais “entram” todos os dias pela casa das pessoas. Apesar de alguns continuarem nas ruas ou ao cuidado de associações, são várias as vezes em que aparecem em publicações nas redes sociais. No entanto, nem isso parece estar a surtir efeito.
Como tal, a Animalife, que dá apoio a cerca de 320 associações zoófilas e 280 Centros de Recolha Oficiais, decidiu levar os animais para o carro das pessoas. Além dos latidos ecoados pelas colunas, a sua história está presente no Tik Tok da associação. E a esperança é que, no final do vídeo, o condutor queira mudar o destino da viagem.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias da campanha e dos animais da União Zoófila, uma das associações ajudadas pela Animalife, e da Casa dos Animais de Lisboa, com quem a Associação colabora.