Depois de Messi, o Border Collie de “Anatomia de uma Queda”, brilhar na cerimónia dos Óscares em 2024, ninguém estava à espera que este ano outro cão voltasse a aparecer na festa mais importante do cinema. Mas Scout, o Labrador de Selma Blair, conquistou meio mundo depois de posar ao lado da actriz e tutora na passadeira vermelha da after party dos Óscares, organizada esta segunda-feira, 3 de Março, no Wallis Annenberg Center for the Performing Arts, em Beverly Hills, pela revista “Variety”.
O patudo não esteve nos filmes nomeados para a competição deste ano, mas teve um papel importante na vida de Selma Blair, que foi diagnosticada em 2018 com esclerose múltipla, uma doença neurológica crónica e incapacitante, que atinge o sistema nervoso central. Desde dezembro de 2021 que o cão de assistência não sai do lado da atriz, de 52 anos.
“Percebi que houve uma grande mudança na minha atitude nos últimos anos, para melhor”, disse à revista “People” no ano seguinte. “Um verdadeiro milagre foi ter percebido que eu precisava deste apoio […] O Scout é um presente tremendo. Ele está comigo o tempo todo. Se eu tiver um grande espasmo [muscular] ou alguma dificuldade em me mexer e precisar de recalibrar, ele fica entre as minhas pernas, ajuda-me a levantar e a equilibrar-me. Isso deu-me muita independência.”
Depois de se ter deitado ao lado da tutora na passadeira vermelha esta segunda-feira, o Labrador fez questão de fazer novos amigos durante a festa. Apesar de os cães de assistências não poderem receber festas enquanto estão a trabalhar para evitar distrações, Blair permitiu que o companheiro recebesse muitos mimos de algumas estrelas que marcaram presença.
Scout fez com que Patricia Clarkson, de “Sharp Objects” e “House of Cards”, rebolasse no chão para o abraçar, deu uma lambidela na cara de Sarah Paulson, de “Ratched” e “American Horror Story”, recebeu um beijinho de Michael Keaton e mimos da modelo Chrissy Teigen.
View this post on Instagram
A ideia de adotar um cão de assistência surgiu por parte do seu neurologista, que salientou que a presença de um paciente especializado podia ser boa não só para a saúde física, mas também para a mental.
Desde a chegada de Scout, Selma diz que a sua vida parece outra. E o seu filho de 13 anos, Arthur, fica “mais tranquilo” quando vai para casa do pai, o estilista Jason Bleick, e deixa a mãe na companhia do cão. A atriz partilhou que o Labrador “manteve-me em movimento e ajudou-me a ganhar resistência”.
“O meu filho, quando vai para casa do pai, adora saber que o Scout está ao meu lado”, sublinhou. “E não percebi que ele estava preocupado com a minha mobilidade ou segurança.”
Além de Scout, outros cães marcaram a awards season deste ano. É o caso de Pilaf, a cadela que vai para todo o lado com Demi Moore e que esteve com a tutora logo após a cerimónia dos Óscares, e a dupla Suri e Ozzy, responsável por trazer a personagem Pimpão de “Ainda Estou Aqui” à vida.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre a rotina de Scout.