Família

Rita Ferro Rodrigues homenageia o seu gato “velhote”. “Obrigado por tanto amor”

“Escolheu-me há muitos anos e agora, velhinho, faz questão de me recordar a cada momento do quanto precisa de mim”, escreveu.
Cumplicidade e amor.

Quando os animais que vivem connosco – como verdadeiros membros da família – começam a envelhecer, é quase impossível não pensar na perda e em como ansiamos para que esse momento esteja ainda distante. E precisamente por a vida deles ser tão curta, há que lhes dar o devido reconhecimento enquanto habitam no nosso colo e na nossa casa. Com muito mimo, bons cuidados, amor e tempo. É do nosso tempo com eles que eles mais gostam. As homenagens a estes nossos amigos nunca são demasiadas – e foi isso mesmo que Rita Ferro Rodrigues fez ao gato Matias.

Numa publicação no Instagram, à qual deu o título de “Sobre gatos ou sobre a vida”, a apresentadora do Canal 11 fala sobre Matias e de como ele é especial, numa mensagem muito bonita partilhada às primeiras horas de quarta-feira, 13 de dezembro.

“Ando um pouco obcecada com o meu gato Matias porque ele tem 16 anos e está velhote e todos os dias parece mostrar de forma mais intensa e intencional o seu amor por mim. E eu que ando confrontada com a vida e com a morte e com voracidade disto tudo, sinto que é um ser peludo e velho que me mede a temperatura e me fiscaliza o equilíbrio. Por exemplo, cheguei agora a casa – depois de um delicioso jantar de amigas de uma vida – e ele que estava a dormir na cama do meu filho – está sempre onde não posso estar – levantou-se imediatamente para me receber à porta, perseguir-me até à casa de banho enrolando -se nas minhas pernas e agora que serenei na cama, aninhou-se aos meus pés – chegamos sempre ao lugar onde nos esperam, já dizia o Saramago – e para o Matias – eu sou o lugar. Sou a pessoa dele. Escolheu -me há muitos anos e agora, velhinho, faz questão de me recordar a cada momento do quanto precisa de mim”, começa por escrever Rita Ferro Rodrigues.

E continua. “Mas o mais impressionante na relação com gatos é que ele sabe quando preciso dele – e sabe com a sabedoria secular que nenhum humano consegue igualar. Persegue-me pela casa deambulando em mim e comigo em tristezas, lágrimas e angústias – adormece-me quando a tempestade acalma, está aninhado no meu acordar, encosta-se nas minhas solidões mais íntimas, verifica-me o silêncio mesmo quando a casa está em ebulição, alegria e ruído”.

“Obrigada por tanto amor”, escreve Rita Ferro Rodrigues

“O meu gatinho velhote tem um super poder curativo de amor – ele que até tem mau feitio de vez em quando, ele que nem gosta de ser agarrado, ele que é inteiramente gato e ainda assim tão humano que só lhe falta falar. Eu não sei se vocês entendem o que estou a dizer. Os gatos são criaturas do realismo mágico, criam -nos uma bolha à parte de amor, uma cena muito única e linda”, diz a comunicadora. Rita termina a partilha com um agradecimento e um pedido. “Gatito de 16 anos, meu velhote Matias, preciso de ti. Aguenta-te firme! Obrigada por tanto amor”.

Umas horas antes, a apresentadora tinha publicado uma outra foto com Matias, acompanhada do poema “Ode ao Gato” de José Jorge Letria:

Tu e eu temos de permeio
a rebeldia que desassossega,
a matéria compulsiva dos sentidos.
Que ninguém nos dome,
que ninguém tente
reduzir-nos ao silêncio branco da cinza,
pois nós temos fôlegos largos
de vento e de névoa
para de novo nos erguermos
e, sobre o desconsolo dos escombros,
formarmos o salto
que leva à glória ou à morte,
conforme a harmonia dos astros
e a regra elementar do destino.

Rita Ferro Rodrigues também tem uma cadela

Em ambas as publicações, as reações de amigos e seguidores são de grande ternura pela cumplicidade evidente entre Rita e Matias e pela verdade do poder tranquilo que os gatos encerram dentro de si – com muitos comentários nesse mesmo sentido.

Além de Matias, Rita Ferro Rodrigues e o marido Ben (Ruben Vieira), que é assistente de produção da TVI, têm também uma cadela, a Toby – e ambos adoram os seus amigos de quatro patas.

Percorra a galeria para ver os momentos de Toby e Matias com os seus tutores, Rita Ferro Rodrigues e Ben – que estão juntos há 16 anos, tendo celebrado recentemente 13 anos de casamento, e que têm dois filhos de relações anteriores, Leonor e Miguel, e um filho em comum, Eduardo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT