Um euro ou um saco de ração pode parecer uma pechincha, mas quando se juntam com os outros milhares, fazem a diferença. Hoje em dia, ajudar nunca foi tão fácil — basta uma simples atitude para mudar uma vida — e até pode divertir-se enquanto o faz. Mais uma vez, o grupo 2RS — 2 Rodas Solidárias está a preparar um evento imperdível para os amantes de animais ao mesmo tempo que ajuda aqueles que mais precisam.
Neste domingo, 1 de outubro, o 2RS, liderado por Duarte Fernandes, 43 anos, convida os portugueses a partirem num passeio solidário até a Boby & Flor, uma associação de gatos na Moita, no Distrito de Setúbal, para ajudar os patudos que lá vivem. “Os felinos estão a precisar de desparasitantes, ração seca e húmida, areias, detergentes e sacos de plástico para o lixo”, diz à PiT.
A cantora Rita Guerra, 55, membro do grupo, também vai estar presente e fez um apelo para todos juntarem-se à iniciativa. “Podem ir em família ou sozinhos, o importante é aparecerem para visitar os bichos que gostam sempre de ter a companhia e o nosso carinho”, sublinhou. “Essencialmente para terem também a ajuda de que bem precisam”.
O ponto de encontro será na rotunda Centro-Sul, em Almada, por volta das 9 horas. A meio do percurso, será feita um coffee break e às 13 horas, estão todos convidados para um almoço em grupo. “O restaurante vai ser mencionado no dia do evento”, avança a associação.
Se não pode estar presente, não há problema. Até esta sexta-feira, 29 de setembro, pode enviar donativos monetários ao MBWay do 2RS, disponível na publicação abaixo, que serão revertidos em alimentos e bens matérias para os animais da Boby & Flor.
View this post on Instagram
O 2RS nasceu por acaso em 2017, após o presidente regressar de um evento de motas que organizou para ajudar um amigo. Em casa, naquele mesmo dia, Duarte pensou em alternativas para juntar as duas paixões: as motas e os animais. Pouco tempo depois, fundou o grupo que, ao longo dos anos, expandiu as atividades no terreno.
“Sou um rapaz muito de ideias”, disse à PiT em agosto. “Não gosto muito de estar sentado a ver telenovelas à noite, preciso sempre fazer alguma coisa. E na altura, surgiu-me essa ideia de andar de mota e ajudar os animais. No dia seguinte, contactei o meu amigo a dizer que queria ajudar os cães e gatos de abrigos com motas”.
Hoje, além dos passeios, o grupo faz resgate a ajuda os patudos como pôde. Recentemente, a equipa de intervenção ajudou na desparasitação de 40 gatos de um gatil. “Uns curiosos, outros com vontade, outros ‘enganados’ e outros até faziam fila”, brincou.
De seguida, carregue na galeria para conhecer o dia a dia do 2RS — 2 Rodas Solidárias.